Programa busca impulsionar participação feminina no comércio exterior por meio de mentorias a potenciais exportadoras; serão 70 vagas de capacitação.
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do programa Elas Exportam, programa de mentorias que visa impulsionar a participação feminina no comércio exterior brasileiro. A iniciativa, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), oferece ferramentas e apoio para que mulheres empreendedoras ampliem seus negócios para o mercado internacional.
O programa conecta mulheres empreendedoras experientes, que atuam como mentoras, a mulheres que estão iniciando sua jornada no comércio exterior, as mentoradas. Essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento profissional das lideranças e para o sucesso do programa.
A novidade desta edição é a ampliação de vagas: serão selecionadas 70 duplas, ante 30 da edição anterior e 20 da primeira edição. Serão aceitas empresárias de quaisquer ramos de atividade que desejam exportar.
As inscrições para candidatas a mentoras e mentoradas podem ser feitas até 11 de agosto, a partir do formulário que pode ser acessado clicando aqui.
Mentoria: aprendendo com a experiência de quem já chegou lá
Entre agosto e dezembro, a nova edição do programa irá oferecer mentorias individuais e coletivas, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais essenciais para a atividade exportadora.
O programa contribuirá para o entendimento sobre o caminho trilhado por outras mulheres no comércio exterior e esclarecimento de dúvidas práticas relacionadas ao processo de exportação e aprendizado sobre barreiras específicas enfrentadas por mulheres. Facilitará também o estabelecimento de rede de apoio e ampliação da rede de contatos.
Na segunda edição do programa, realizada no primeiro semestre de 2024, participaram 30 duplas de mentorias, selecionadas entre 366 pessoas inscritas. Somando-se às participações desde a primeira edição, em 2023, 50 lideranças femininas foram capacitadas até o momento. Empresas de diferentes partes do Brasil participaram do programa, reafirmando o alcance nacional do projeto.
Inclusão e diversidade
Um estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, realizado em 2023, apontou que apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem mulheres em posição de liderança em seus quadros societários. Essa disparidade de gênero evidencia a necessidade de iniciativas como o Elas Exportam, que visam empoderar mulheres empreendedoras e fomentar a sua participação no mercado internacional.
“Com base nos resultados do estudo da Secex, o MDIC está comprometido em desenvolver políticas públicas para mudar a realidade. Após o sucesso das duas primeiras edições, estamos animados com a evolução do programa e acredito que o Elas Exportam contribuirá para incentivar a presença feminina no comércio exterior”, afirma Tatiana Prazeres, do MDIC.
“O Elas Exportam, ao promover a mentoria entre empresárias com diferentes níveis de experiência em exportação, não só aborda aspectos técnicos da internacionalização, mas também fornece ferramentas socioemocionais essenciais para negociações com compradores estrangeiros”, explica Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.
Quem pode se candidatar
Para se candidatar como mentora, é necessário: i) ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão; ii) atuar em empresa que exporta produtos ou serviços próprios; iii) atuar em empresa que tenha Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil (RFB); iv) ter experiência comprovada em negócios internacionais e/ou comércio exterior e/ou gestão de empresas.
Para ser mentorada, a candidata deve i) ser empreendedora ou líder empresarial, com capacidade de tomada de decisão; ii) atuar em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação; iii) atuar em empresa “não exportadora” ou “exportadora iniciante”; iv) ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo junto à Receita Federal do Brasil (RFB); v) ter disponibilidade para participar das atividades do programa; e vi) não ter participado como mentorada em edições anteriores do Elas Exportam.