OportunidadesSaberes

Conheça o projeto fundado por cientistas brasileiros que levou um jovem do interior da Bahia à Universidade de Yale

2 mins de leitura

Luiz Pereira Lola, que se dedica a pesquisas em imunologia, encontrou na Iniciativa Proxima uma oportunidade de avançar sua carreira científica

“A Iniciativa Próxima foi fundamental para mim. Eu com certeza não estaria aqui hoje se não fosse por ela”. É assim que Luiz Pereira Lola, biomédico de 23 anos e estudante de pós-graduação na Yale School of Medicine, define seu relacionamento com o projeto idealizado por pesquisadores brasileiros no exterior, com o intuito de abrir portas da carreira científica para jovens de todo o país.

Fundada em 2020 pelo professor associado da Yale School of Medicine, Marcelo de Oliveira Dietrich, a Iniciativa Proxima utiliza do poder da ciência e da educação para alavancar mudanças sociais. Com cerca de 195 estudantes atendidos, a Iniciativa é um dos principais instrumentos a levar jovens alunos de ciências biológicas a continuar seus estudos em Yale por meio de programas de mentoria e desenvolvimento de carreira.

Luiz Pereira Lola, baiano, biomédico de 23 anos e estudante de pós-graduação na Yale School of Medicine (Foto: Divulgação)

Natural de Caém, no estado da Bahia, Luiz é recém-graduado em biomedicina pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e teve seu primeiro contato com a Iniciativa durante um seminário na universidade.  “Se eu não tivesse ido para a Iniciativa Proxima, meu processo seria muito mais difícil, pois eu não saberia exatamente como aplicar para universidades no exterior ou como procurar essas oportunidades”, comenta Luiz. “Eu recomendaria a Iniciativa para qualquer amigo meu interessado em estudar no exterior”.

Desde a infância interessado pela biologia, o jovem encontrou sua vocação no estudo do sistema imunológico humano e participará de pesquisas na área de câncer no pâncreas na Universidade Yale. “Desde o começo, o que eu mais gostava era imunologia. A pesquisa em que estou engajado agora utiliza o conceito de mímica de antígenos como uma forma de combater o câncer de pâncreas”.

Em dezembro, a Iniciativa Proxima realiza o Proxima Symposium, onde até 100 estudantes terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas e discutir suas descobertas com cientistas renomados, participar de sessões de networking e consultoria.  As inscrições poderão ser feitas no site do evento de 02/09 a 02/10 para estudantes de graduação, mestrado ou doutorado.

Para saber mais sobre a Iniciativa Próxima, acesse o perfil no Twitter ou no Instagram. Saiba mais sobre atividades de estudantes brasileiros em Yale aqui.