Observatório do Terceiro Setor e Instituto Phi lançam série de formações para ONGs, começando com oficina sobre redação de releases e estratégias de visibilidade na imprensa.
A imprensa tem uma importante contribuição para reforçar a reputação e a credibilidade de organizações da sociedade civil, mas muitas ONGs ainda encontram dificuldades para se comunicar de forma eficiente com jornalistas e veículos de comunicação. Para preencher essa lacuna, o Voz das ONGs, iniciativa do Observatório do Terceiro Setor em parceria com o Instituto Phi, vai promover a oficina on-line e gratuita “Redação de releases e boas práticas: destaque sua ONG na mídia”, no dia 20 de fevereiro, das 14h às 15h30.
O treinamento será conduzido por Jéssica Amaral, jornalista e diretora da DePropósito Comunicação de Causas, agência especializada em comunicação para o Terceiro Setor. Durante a oficina, os participantes aprenderão a estruturar releases de forma estratégica, compreendendo quais elementos tornam uma pauta mais atraente para jornalistas e como evitar os erros mais comuns na comunicação institucional.
ONGs e imprensa: uma relação ainda pouco explorada
A cobertura jornalística tem o potencial de ampliar significativamente a visibilidade das iniciativas do Terceiro Setor. Uma reportagem bem posicionada pode atrair novos apoiadores, facilitar a captação de recursos e aumentar o engajamento do público com determinada causa. A falta de conhecimento sobre o funcionamento da imprensa e sobre as expectativas dos jornalistas pode fazer com que ONGs desperdicem oportunidades de visibilidade. Releases (textos jornalísticos enviados à imprensa) bem escritos, enviados no momento certo e com informações relevantes, aumentam as chances de que ações sociais sejam divulgadas por jornais, rádios, televisão, redes sociais, podcasts, revistas e portais de notícias.
Durante a oficina, serão abordados os seguintes temas:
- O que jornalistas buscam ao receber um release e como aumentar as chances de publicação;
- Estrutura essencial de um release e erros comuns que devem ser evitados;
- Como transformar ações institucionais em notícias de interesse público.
A Oficina gratuita “Redação de releases e boas práticas: destaque sua ONG na mídia” acontece dia 20/02, das 14h às 15h30 On-line. Para se inscrever, clique aqui.
Voz das ONGs
A oficina “Redação de releases e boas práticas: destaque sua ONG na mídia” inaugura uma série de formações gratuitas oferecidas pelo Voz das ONGs, que ao longo do ano trará novos cursos voltados para a comunicação, mobilização e sustentabilidade das organizações sociais.
“Para o Observatório do Terceiro Setor é de grande importância poder oferecer as oficinas de maneira gratuita, principalmente porque é fruto de uma parceria com o Instituto Phi. Acredito que o conteúdo das oficinas irá colaborar para que pequenas e médias ONGs se comuniquem melhor, assim poderão utilizar a plataforma Voz das ONGs de maneira mais efetiva”, afirma o superintendente do Observatório do Terceiro Setor, Diego Scala.
Além da série de formações, o Voz das ONGs é um espaço democrático para entidades de todo o Brasil divulgarem suas ações por meio do cadastro de press releases. O objetivo é amplificar a voz das organizações sociais, facilitando o contato com a imprensa e contribuindo para uma comunicação mais estratégica.
Para cadastrar um release e ter sua iniciativa divulgada, basta preencher o formulário disponível no site do Observatório do Terceiro Setor.