Evento liderado por atores da sociedade civil vai debater temas como moradia de emergência, melhorias habitacionais, aluguel social, o papel e projetos dos movimentos de moradia e muito mais.
*Foto por Wolf Schram em Unsplash
No próximo dia 06/08, a Virada da Habitação vai promover o debate e compartilhamento de ações que estão sendo realizadas no tema da moradia digna, por diversos atores da sociedade civil, como ONGs, coletivos, assessorias técnicas, movimentos de moradia, negócios de impacto, empresas, academia, poder público e entidades de classe.
O evento, que acontecerá simultaneamento em 13 cidades do país, contará com palestras e oficinas que envolvam as temáticas de moradia de emergência/transitória, melhorias habitacionais, aluguel social, o papel e projetos dos movimentos de moradia, projetos e papel das assessorias técnicas, possibilidades de atuação através das extensões acadêmicas e de coletivos, e o trabalho dos negócios de impacto, além da apresentação de relatórios com dados tendo a moradia como pilar.
Na região Nordeste, a Virada da Habitação irá acontecer no dia 06/08 em Fortaleza (CE) e Recife (PE). Em Fortaleza, o evento é organizado pela a LAURB | Instituto de Urbanismo Ecossistêmico, Bom Viver | Reformas na periferia, OIKOS, quintau coletivo, Frente de Luta por Moradia e PET Arquitetura – UFC. Já em Recife, a virada é organizada pela VIVERDE CASA, Abra Arquitetura, Traço e Ato | Reformas e Porta e Janela.
A Virada da Habitação é uma iniciativa da Articulação Colabora HabitAção, que nasceu em 2020, logo no início da pandemia de coronavírus que assolou o mundo. No primeiro momento, foi a incerteza que juntou organizações do terceiro setor, negócios de impacto e coletivos voltados para habitação social e moradia digna. A articulação atravessou 2021 trabalhando em conjunto e atendendo famílias de baixa renda em diversos territórios do Brasil. Também ampliou sua tecnologia social compartilhando metodologias, modelos de operação e criando um ecossistema entre as organizações.
Atualmente, o movimento conta com cerca de 60 organizações de todos os cantos do país, construindo inovação para melhoria do setor da habitação Social. Formada por organizações de origens e culturas diversas, vivencia amplo espaço de colaboração para encaminhar os desafios locais e de nível nacional.
A articulação conta com o apoio da Habitat para a Humanidade Brasil, uma organização da sociedade civil que, desde 1992, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.
Para ver a programação em cada uma das cidades e realizar sua inscrição, acesse o link na bio do perfil da @viradahabitacao.