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Aprenda como fazer um pitch para negócios de impacto! Baixe a nossa planilha gratuita e faça o seu

Por Impacta Nordeste


No universo do empreendedorismo, diversos tipos de projetos, ações e novos negócios são criados e discutidos dia após dia. Mas quando o intuito é apresentar uma ideia para atrair novos investidores, a situação é bem diferente. 

Além do nervosismo habitual devido ao tipo de “plateia”, o curto espaço de tempo que o empreendedor tem para explicar sua proposta precisa ser muito bem aproveitado. Afinal, para que os futuros sócios e parceiros tenham interesse em investir na ideia apresentada, a objetividade e clareza nos argumentos é fundamental. Essas apresentações rápidas são conhecidas como pitch.

O pitch como conhecemos é muito popular no contexto do empreendedorismo. Mas, e nos negócios de impacto? A fórmula é a mesma? Como fazer um pitch é eficiente para este modelo de negócio?

Sim! Para quem possui algum tipo de negócio de impacto e está em busca de investimentos para expandi-lo, um pitch bem elaborado é fundamental para que os potenciais investidores acreditem na iniciativa e manifeste o desejo de embarcar junto com o empreendedor naquela empreitada.

Mas, como criar um pitch atrativo? Como otimizar essas informações em um tempo tão curto? Para saber mais sobre o tema, continue a leitura e confira algumas dicas para te ajudar a fazer uma apresentação arrasadora do seu negócio de impacto!

O que é um pitch?

Um pitch de negócios serve para descrever uma apresentação rápida sobre sua ideia de negócio ou serviço. Ou seja, é a hora de “vender o seu peixe” para uma plateia de potenciais investidores e pessoas interessadas em investir na ideia.

Um pitch dura, em média, de 3 a 8 minutos. Em alguns casos, pode chegar em até 30 minutos. A prática é bastante comum em eventos voltados para empreendedores, pois é uma ótima oportunidade para realizar networking e saber as novidades mais quentes do mercado.

E é justamente por isso que o tempo de apresentação é tão curto: imagine quantas dezenas de empreendedores estão ali para expor sua ideia? Portanto, a regra de ouro é ser o mais objetivo e claro possível no momento do pitch.

É importante lembrar que fazer um pitch não significa dizer que a ideia será automaticamente comprada. Este é o primeiro passo para iniciar novas parcerias futuras e encontrar pessoas que também estejam engajadas com a ideia apresentada.

Afinal, com tão pouco tempo disponível, os investidores presentes terão a tendência de dar maior atenção para aquelas ideias que melhor se encaixem com sua área de atuação e estão mais estruturadas.

Mas como resumir uma ideia de uma vida inteira e ainda tentar convencer um grande número de pessoas em um tempo tão curto?

Primeiramente, é importante esclarecer no pitch o tipo de solução que o seu negócio ou iniciativa pretende resolver. Para isso, faça uma apresentação em PowerPoint com os pontos principais que resumem o propósito do seu negócio, como a descrição da iniciativa e a justificativa para sua criação.

Já para os negócios de impacto, defina o impacto socioambiental do projeto no seu pitch. Diferente dos negócios tradicionais, além de explicar como os investidores poderão ganhar dinheiro caso invistam na ideia apresentada, você também deve demonstrar o impacto social que pretende gerar. Portanto, explore as métricas que comprovem o impacto social da iniciativa no lugar onde será aplicada.

Ao contrário do que se imagina, no momento de escolher um novo negócio para investir, diversos investidores tem se atraído muito mais pelo nível de impacto social proposto do que o retorno financeiro. Não deixe de explorar esse assunto fundamental na hora de defender sua ideia!

Confira agora um exemplo de um bom roteiro de pitch para os negócios de impacto!

Para lhe auxiliar, criamos um canvas em formato de planilha eletrônica para você montar o roteiro de seu pitch! Clique aqui para baixar a planilha gratuitamente.

Com todas essas dicas, com certeza você vai conseguir montar o pitch perfeito para seu negócio de impacto! Após tirar suas dúvidas sobre o assunto e com o pitch criado, não deixe ele na gaveta. Veja agora o recado que temos para você!

O portal Impacta Nordeste acaba de lançar a 1° Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais, que vai selecionar e premiar negócios de impacto social na região Nordeste. Iniciativas que se encontram em qualquer fase de desenvolvimento e ativas no Nordeste poderão participar e devem se dedicar a um ou mais dos seguintes desafios: um mundo justo, seguro e sem pobreza; saúde e bem estar; educação, habilidades e trabalho; meio ambiente e sustentabilidade.

Além da visibilidade no ecossistema de empreendedorismo e inovação, os negócios inscritos vão concorrer ao Prêmio Impacta Nordeste, que vai dar R$ 3 mil para os ganhadores de cada uma das quatro categorias, além de uma rodada de speed dating (apresentação das soluções propostas pelos empreendedores para se conectar com potenciais investidores) para negócios em estágio de escala e pré-escala.

A 1° Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais é realizada pelo portal Impacta Nordeste, e conta com o apoio do Instituto Sabin e Sebrae RN e parceria da NESt e In3citi, e com busca e seleção da Pipe.Social.

Você pode se inscrever até o dia 10 de maio. Para maiores informações sobre o evento, clique aqui e participe!

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