Impacto: o futuro investido no presente

2 de março de 2020

Por Haroldo Rodrigues Jr.


A agenda de construção do ecossistema de negócios de Impacto no Ceará tem sido um desafio. Arregaçar as mangas da camisa para colocar o papel do investidor privado ou investidor de impacto no centro desse compromisso é a premissa da in3citi. O caminho é longo, mas há um senso global que grita a urgência da agenda.

Traduzir o conceito de impact investing é o caminho de aproximar, fomentar e acelerar a necessidade de transformar o mundo. Disseminar isso com as famílias ricas do Ceará, ou seja, com os grandes investidores privados é o compromisso de que há energia aqui possível para também contribuir com os objetivos estabelecidos pela ONU, por melo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É importante destacar que impacto é uma extensão mensurável para qualquer investimento, sendo possível de ser realizado com qualquer categoria de ativo.

A questão central, então, é apresentar para as famílias investidoras os cenários atuais do mundo e suas alternativas para os próximos anos. Como tais cenários impactam seus negócios e seus investimento? Quais futuros e legados serão providos? Assim, surgem outras reflexões. É preciso entender que a ordem é investir para um mundo melhor. Lembrando que essa é a última década para atingir as metas dos ODS. 2030 é o limite pretendido.

De forma mais direta, é imperioso colocar o dinheiro privado na mesa, até porque o Estado, mais doação e filantropia não têm como pagar a conta dos passivos sociais e ambientais.

Ressalte-se para não gerar equívoco, investimento de impacto não é o do terceiro setor, entender assim é uma visão reducionista. Nem tampouco, é uma filantropia de risco, onde se investe em negócios nos estágios iniciais e se perder dinheiro, tudo bem.

Nada melhor que a máxima do Peter Diamandis, da Universidade da Singularidade, quando lhe perguntam como ser bilionário atualmente: “O melhor jeito de ser bilionário é ajudar um bilhão de pessoas!

Pois bem, reitera-se que investimento de impacto é o futuro investido no presente.

Publicado por:
Haroldo Rodrigues Jr.

Sócio Fundador da Investidora de Impacto In3citi.
[email protected] | www.in3citi.com