Opinião

O que é educação 4.0?

2 mins de leitura

Temos vivido, no decorrer da história, um grande boom de informações e avanço tecnológico. Quem acompanhou o final da década de 90 e início do anos 2000 com o pânico gerado pelo bug do milênio com o medo dos sistemas de computadores não registrarem o 00 da nova década e causar uma estagnação e caos mundial, começou a sentir o que a tecnologia causava e ainda causa de espanto na sociedade. Hoje, na era da inteligência artificial, das novas profissões e comunicações parece absurdo, hilário, porém, real que estamos ainda acanhados com o advento, veloz, dessas novas tecnologias e por consequência, da nova educação e economia.

Toda essa transformação requer de nós, consumidores, estudantes, professores e profissionais, uma nova postura em relação às novas redes. Postura essa para lidar e crescer junto às novas tecnologias e não a mercê delas. Novas habilidades e competências estão sendo requeridas para vivenciar a transformação da sociedade em todos os âmbitos. Essas habilidades, que chamamos de habilidades 4.0, estimulam todos a pensar fora da caixa, a estimular a criatividade, a inovação, a inteligência emocional e o uso tecnológico positivo desde a escola. Isso não é novo, apenas se tornou uma necessidade mais latente no mundo de agora.

O conceito da educação das múltiplas inteligências para formar um cidadão mais integral para o futuro já era pincelado por Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro” (2003) e Paulo Freire em sua aprendizagem significativa estimulando a visão de mundo do participante e o ensino prático e significativo para além da sala de aula (1992). A educação 4.0 visa formar a população em um ensino prático, significativo, com impacto social e que estimule o protagonismo das pessoas. Existem diversas técnicas, conceitos, estudos na área que buscam formar a pessoa para essa nova era de inovação e da economia.

Neste espaço retratarei um pouco sobre como trabalhar pelo ensino/facilitação prática, baseada por projetos, em diferentes contextos: sala de aula, empresa e comunidade. Como trabalhar a educação 4.0 para o desenvolvimento de habilidades e competências do futuro em diversos ambientes e objetivando o desenvolvimento de indivíduos? Os exemplos estão pautados no trabalho realizado por nós, do Social Brasilis, através de casos reais e práticos oriundos do nosso trabalho de campo, tal como de exemplos pessoais trabalhando o empreendedorismo social em diversos contextos sociais. Vamos juntos descobrir o que a educação 4.0 nos reserva!

Conheça o Social Brasilis, negócio social cearense que desenvolve metodologias e programas que buscam capacitar pessoas por meio da educação 4.0. Clique aqui para visitar nosso site, ou aqui para falar diretamente conosco.

Emanuelly Oliveira é especialista em gestão de projetos sócio-educacionais. Possui 20 anos de experiência em movimentos sociais atuando em organizações nacionais e internacionais. Autora do TED Talk “Em Rede todos podemos ser empreendedores” realizado no TEDxBlumenau. É fundadora do Social Brasilis, negócio social que atua sobre a educação 4.0 e a tecnologia digital.