O que nos aguarda em 2020; Carta aos leitores

26 de dezembro de 2019

Por Marcello M. E. Santo


Para nós do Impacta Nordeste, 2019 foi um ano de conquistas, conexões, desafios, descobertas e muito planejamento. Se por um lado, o quadro de confusão e incerteza que paira sobre a sociedade (local e global) nos traz muitos desafios, esse mesmo movimento impulsiona diversos atores a buscarem caminhos alternativos e a unirem esforços para viabiliza-los.

Quando lançamos a nossa iniciativa há 2 meses e 18 dias (no momento em que este artigo está sendo escrito), após um período de quase 6 meses de articulação e planejamento, nossa expectativa era ser mais que um portal de notícias e serviços para os empreendedores sociais do Nordeste; nosso sonho era unir quem faz e ajudar quem quer fazer, dar voz a quem precisa e atingir quem deve escutar.

Passado esse momento inicial de muito aprendizado e aprimoramento, percebemos que estamos no caminho certo para cumprir a nossa missão. Nesse breve período, atingimos uma audiência de 33% da meta mínima que estipulamos para 12 meses. Nossos principais canais nas redes sociais estão crescendo e aos poucos gerando engajamento, com um conteúdo cada vez mais relevante para os empreendedores sociais.

Conseguimos o apoio de instituições relevantes, como o Instituto Sabin, que acreditou na nossa proposta e no potencial de impacto positivo que podemos oferecer ao ecossistema regional. Estabelecemos parcerias e construímos pontes com diferentes atores em todos os estados do Nordeste. Tivemos contribuições relevantes para enriquecer o debate sobre o empreendedorismo social na região. Demos voz a empreendedores sociais por meio de matérias exclusivas. Matérias estas que tiveram maior número de visualizações. Isso tudo só foi possível graças ao nosso público!

Em 2020, estamos planejando dar um salto qualitativo e quantitativo. Queremos oferecer ainda mais conteúdo relevante, tanto para quem trabalha para transformar a realidade social do Nordeste, quanto para aqueles que os apoiam ou gostariam de empreender com propósito. Queremos fornecer mais conhecimento e ferramentas para viabilizarem suas iniciativas.

Queremos reforçar o nosso papel articulador e gerar novas oportunidades para o ecossistema regional. Estamos trabalhando para realizar uma grande mobilização em prol dos negócios de impacto social da região e ajudar os empreendedores a viabilizarem suas soluções. Tudo isso só será possível com o apoio de nossos leitores, nos ajudando a compartilhar com o mundo o trabalho de tantos empreendedores sociais que lutam diariamente para fazer a diferença/diferente.

Assim, encerramos o ano de 2019 gratos ao nosso público e otimistas frente a um 2020 promissor. Os desafios são imensos, as condições nem sempre ideais, mas a motivação de estar cumprindo uma missão nos faz ir além. Desejamos um ótimo final de ano a todos e reforçamos o convite feito à pessoas e empresas no lançamento: Participem dessa construção coletiva, este espaço é de todos nós.

Publicado por:
Marcello M. E. Santo

Empreendedor Social e Gestor de Projetos. Fundador da Visão Social – Soluções de Impacto e criador do portal Impacta Nordeste. Colaborou com grandes organizações e empresas em diversos projetos de impacto social. Escolheu trabalhar para o bem comum. Espera ter feito o certo. Tem como missão ajudar na construção do ecossistema de iniciativas sociais no NE.