Senso de urgência

14 de agosto de 2020

Por Haroldo Rodrigues Jr.
Foto: Inauguração do laboratório Google for Education em Sobral/CE (Divulgação)


Não há como pensar diferente – mesmo nesse semiárido de meu Deus! – a jornada digital é uma transformação sem fim, dada à rápida evolução da tecnologia e seu grande impacto nos negócios e nas pessoas. Basta ver o ritmo e a velocidade com que as iniciativas digitais evoluíram nessa quadra de pandemia. Diferentes marcos alcançaram e tiveram um grande impacto na vida de todos. A educação, através de suas plataformas online, e a assistência de saúde, com telemedicina, são grandes exemplos de que o mundo já é dos sensores e das redes de inteligência.

A transformação digital é a combinação de três perspectivas indissolúveis: pessoas, tecnologias e otimização dos negócios. A mudança digital só acontecerá se as pessoas com as habilidades necessárias estiverem envolvidas no negócio. Perceba que muito além da tecnologia: é uma mudança de cultura em todo o negócio.

Os eficientes investimentos e a excelência da formação do capital humano nos ensinos básico e fundamental nas últimas duas décadas, no Ceará, fornecem uma janela única e valiosa para um futuro de prosperidade. Essa é a direção, a velocidade será dada pelo investimento social privado em capital digital, devendo ser o próximo caminho para inspirar os empreendedores do Ceará.

“O Ceará é um modelo para reduzir a pobreza de aprendizagem.”

Banco Mundial, junho 2020

Há um senso de urgência na capacitação de nossa gente na resolução dos problemas mais latentes do nosso território, essa é a base da nova economia. Investimentos em capital digital alavancam a convergência de tecnologias exponenciais, mercados emergentes e coloca o Ceará no caminho de resolver seus grandes desafios e mudar de uma era de escassez para fatura.

A definição dos grandes desafios do Ceará converge a um modelo de governança e de foco que resulta numa força coesa de investimentos em torno de três capitais: humano, digital e de inovação. Pois, garante que as necessidades básicas sejam atendidas por todas as pessoas; sustenta e melhora a qualidade de vida; e, mitiga riscos futuros. Urgência é uma combinação de sentimentos e mudanças de atitudes reais.

Publicado por:
Haroldo Rodrigues Jr.

Sócio Fundador da Investidora de Impacto In3citi.
[email protected] | www.in3citi.com