Recife é a primeira capital do Brasil a lançar uma moeda digital gamificada, que premia os cidadãos com pontos ao cumprirem desafios propostos em uma plataforma interativa. Os pontos podem ser trocados por descontos em produtos e serviços, incentivando a participação em ações promovidas pela prefeitura.

A gamificação é uma metodologia que utiliza elementos de design de jogos para engajar as pessoas a realizarem atividades propostas fora de ambientes de games, estimulando-as através do recebimento de bonificações a cada etapa concluída. A estratégia pode ser aplicada em diversos tipos de setores, como em corporações, escolas e saúde. É uma forma lúdica de envolver e manter as pessoas motivadas a adotarem determinado comportamento.
Segundo levantamento, o setor de gamificação tende a crescer, sendo apontando como responsável no ano de 2019 por movimentar quase US$ 7 bilhões em todo o mundo, já vem sendo reconhecido como uma excelente estratégia para aumentar a participação, a aprendizagem e a produtividade das pessoas em diversas áreas.
A ideia em criar uma moeda social surgiu a partir da necessidade em estimular a população recifense a criar hábitos mais saudáveis e melhorar a sua relação com atividades esportivas e de saúde, existentes nos espaços públicos.
O projeto foi idealizado pela prefeitura do Recife, envolvendo a Secretaria de Esportes (SESPE), a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com o Porto Digital (parque tecnológico da capital pernambucana) e a Capyba Software, empresa especializada em gamificação que coincidentemente carrega o mesmo nome da moeda.
Seu lançamento ocorreu no início de abril deste ano (2024), no auditório do Moinho Recife, e contou com a presença do prefeito da cidade, João Campos, parte do secretariado municipal e as empresas parceiras do projeto.

A iniciativa é uma das funcionalidades ofertadas pelo aplicativo Conecta Recife, portal que viabiliza o acesso da população recifense aos serviços prestados pela prefeitura da cidade, sem a necessidade de deslocamento, em áreas como saúde, educação, esportes e até mesmo serviços para microempreendedores e empresas. O aplicativo está disponível para modelos de celulares Android e IOS.
O nome foi escolhido pela prefeitura em homenagem a um dos grandes precursores do frevo pernambucano, além de também ser uma abreviação da palavra ‘Capibaribe’, que no tupi significa “rio das capivaras”, e dá nome a um dos rios mais importantes que transpassam o estado de Pernambuco. A moeda carrega o símbolo de uma capivara, animal encontrado em áreas verdes cortadas pelos rios da cidade do Recife, incluindo o Capibaribe.
“A prefeitura, que possui há alguns anos o Programa Academia da Cidade (PAC), buscou uma solução viável que pudesse estimular ainda mais a participação da população nas atividades físicas realizadas nas academias ao ar livre, e dessa forma, fomentar melhorias na saúde dos recifenses, diminuindo consequentemente a busca por tratamentos de doenças, o que também diminui os gastos públicos”, afirmou Ronald Dener, CEO da Capyba Software.
A solução envolve o ganho de moedas virtuais assim que as atividades disponíveis na plataforma são cumpridas, como, por exemplo: realizar check-in nas academias da cidade, compartilhar conquistas com outros contatos, e ao responder o quiz, que são jogos de perguntas e respostas acerca de questões de saúde.
“A proposta, além de estimular a realização de atividades, é levar conhecimento para as pessoas”, afirma Ronald.
Como utilizar a moeda capiba
Para ter acesso às moedas Capiba, basta realizar o login no aplicativo Conecta Recife e clicar no símbolo do cifrão ($). O participante terá acesso aos desafios da plataforma e poderá acumular moedas digitais a cada etapa concluída.
A plataforma possui um marketplace, conhecido por “Feirinha”, onde a população pode trocar as moedas digitais conquistadas por serviços, créditos no vale transporte da cidade (VEM), no 99 Taxi, uber, locação de bicicletas (BikePE) e até vale-compras em empresas parceiras.

Os participantes também tem a possibilidade de ganhar selos e progredir de níveis conforme o avanço de sua participação nos desafios. A ideia é que futuramente também seja possível participar de desafios coletivos, tornando os jogos mais agitados, competitivos e estimulantes para a população.
O futuro da Capiba
De acordo com Ronald, o projeto começou com a participação inicial de duas secretarias municipais, a SESPE e a SECTI, e gradualmente vem sendo expandido para outras áreas da prefeitura. Atualmente, já há desafios vinculados às Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, e a proposta é que cada secretaria passe a criar atividades gamificadas para engajar a população, como ações de coleta seletiva, visitação de pontos turísticos, entre outras.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Figueiredo, ressaltou em entrevista para o Site Movimento Econômico, que o Recife é pioneiro em utilizar este tipo de modelo digital, que inclui o design de jogos em serviços públicos, promovendo recompensas a quem participa de ações da prefeitura.
O prefeito João Campos destacou, durante o evento de lançamento da moeda digital, o grande potencial de expansão do projeto. Ele anunciou a inclusão de novas funcionalidades, como o acompanhamento da carteira de vacinação infantil e a oferta de cashback vinculado à nota fiscal, diretamente na plataforma. Além disso, ressaltou que a iniciativa tem tudo para se tornar uma referência nacional, por aliar inovação no setor público ao uso da metodologia de gamificação.
Ronald Dener, diretor-executivo do Capyba Software, compartilhou dados atualizados sobre o uso da moeda digital Capiba pela população recifense:
- Capibas distribuídas: cerca de 4.500.000
- Capibas utilizadas: mais de 600.000
- Produtos resgatados: mais de 3.500
- Usuários beneficiados: mais de 37.000 já receberam alguma capiba
- Usuários que resgataram produtos: mais de 2.000
Embora seja uma iniciativa promissora, para que a Capiba alcance todo o potencial projetado pela Prefeitura do Recife e se consolide como um exemplo de inovação no setor público, é fundamental ampliar os investimentos em divulgação. Isso permitirá que mais pessoas conheçam o programa, aproveitem os benefícios da plataforma e fortaleçam sua posição como modelo estratégico para outras cidades do Brasil.

Andrezza Araújo é Bióloga especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, consultora e auditora interna em sustentabilidade, CEO da Ecoetix, educadora e entusiasta de soluções que geram impacto positivo a natureza e a sociedade.
Andrezza faz parte da Rede Impacta Nordeste de Jovens Lideranças.