Ícone do site Impacta Nordeste

Chamada Invest.NE conecta negócios de impacto nordestinos a investimentos e aceleração

Programa realizado em parceria com a AMAZ oferece processo estruturado de preparação para captação de recursos, incluindo consultoria especializada em finanças, mensuração de impacto e acesso a mentorias e workshops exclusivos sobre governança e estruturação financeira.

A RIS Negócios e Projetos e a Su Causa Mi Causa anunciam a Primeira Chamada Invest.NE, uma iniciativa voltada para impulsionar negócios de impacto socioambiental do Nordeste. A chamada tem como objetivo conectar negócios em fase de tração ou escala da região com oportunidades de investimento. Para essa Chamada a parceria será com a AMAZ Aceleradora de Impacto, coordenada pelo IDESAM, que busca apoiar negócios com potencial de solucionar problemas ou preservar a região da Amazônia Legal.

Durante quatro meses, os negócios selecionados passarão por um processo estruturado de preparação para captação de recursos, incluindo consultoria especializada em finanças e mensuração de impacto. Os participantes também terão acesso a mentorias e workshops exclusivos sobre governança e estruturação financeira.

Podem participar negócios de impacto socioambiental sediados no Nordeste, e com atuação ou solução aplicável na Amazônia Legal. As empresas devem ter um modelo de negócios sustentável e atuar em áreas como agricultura, pecuária e produção rural sustentável; manejo e produção florestal sustentável; produtos da sociobiodiversidade; reflorestamento; alimentação; cosméticos; moda sustentável; mudanças climáticas; migração; e áreas afins.

A Invest.NE se compromete a preparar os negócios e apresentar seus resultados à AMAZ, mas a decisão sobre aportes financeiros será feita exclusivamente pela aceleradora, com base nos critérios de seleção da organização.

As inscrições vão de 12 a 21 de fevereiro de 2025, e os negócios selecionados serão divulgados no dia 28 de fevereiro. O programa terá início em março de 2025 e será concluído em julho. Ao final, a Invest.NE apresentará os dossiês de investimento para a AMAZ aceleradora de impacto, coordenada pelo Idesam.

Para Monique Moraes, diretora da Su Causa Mi Causa, essa é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e contatos. “Conectar negócios de impacto do Nordeste com investidores é um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. No entanto, essa conexão só é possível quando os empreendedores estão preparados para apresentar seus modelos de negócios de forma clara e estratégica”, destacou Monique.

Mayara Costa, diretora da RIS Negócios e Projetos, também confirma a importância desse serviço. “É importante que os negócios de impacto do Nordeste fortaleçam suas relações com investidores de fora da região. Espaços de desenvolvimento técnico e treinamento são oportunidades para que esses empreendedores possam aprimorar suas estratégias, ampliar sua rede de contatos e, assim, conquistar o apoio necessário para escalar seus impactos socioambientais”, disse Mayara.

Para saber mais sobre critérios de seleção, taxa mensal e requisitos, clique aqui para ler o regulamento. As inscrições para o programa InvestNE podem ser realizadas clicando aqui.

Sobre a InvestNE  

A InvestNE é uma iniciativa da RIS Negócios e Projetos e Su Causa Mi Causa, com o objetivo de apoiar negócios de impacto socioambiental na captação de investimentos.

Sobre a Amaz

A AMAZ aceleradora de impacto é coordenada pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), e conta com um fundo de financiamento híbrido (blended finance) de R$ 25 milhões para investimento em negócios de impacto nos próximos cinco anos, o primeiro voltado exclusivamente para a região.  Conta com cerca de 20 startups em seu portfólio.

Tem como fundadores e parceiros estratégicos Fundo Vale, Instituto humanize, ICS (Instituto Clima e Sociedade), Good Energies Foundation, Fundo JBS pela Amazônia e PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia). Conta também com uma ampla rede de parceiros como Move.Social, Sense-Lab, Mercado Livre, ICE, SBSA Advogados, Climate Ventures e investidores privados.

Sair da versão mobile