1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais


Inscrições encerradas. Em breve vamos divulgar as datas para o anúncio dos finalistas. Agradecemos a sua participação e desejamos boa sorte para todas as empreas e soluções inscritas!

Foram prorrogadas até 22 de maio as inscrições para a 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais que vai selecionar e premiar negócios com soluções inovadoras que gerem impacto socioambiental positivo na Região Nordeste.

A iniciativa, realizada pela plataforma Impacta Nordeste, com busca e seleção da Pipe.Social, apoio do Instituto Sabin e Sebrae RN e parceria da NESsT e In3citi, vai dar suporte a uma nova geração de empreendedores, startups e negócios voltados ao desenvolvimento da região.

Valem iniciativas, em todas as fases de desenvolvimento, estabelecidas em um dos estados do Nordeste e que contribuam em um ou mais dos seguintes desafios:

  • Um mundo justo, seguro e sem pobreza (ODS 1, 5, 10 e 16): Negócios que se propõem a acabar com a pobreza; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; reduzir a desigualdade; promover sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes.
  • Saúde e bem-estar (ODS 2, 3 e 6): Negócios que buscam alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Educação, habilidades e trabalho (ODS 4 e 8): Soluções que promovam a educação inclusiva e equitativa e de qualidade; o emprego pleno, produtivo e decente.
  • Meio ambiente e Sustentabilidade (ODS 7, 9, 11, 12, 13, 14, 15): Negócios com o propósito de assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; padrões de produção e de consumo sustentáveis; conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos; proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Além da visibilidade no ecossistema de empreendedorismo e inovação, os negócios inscritos concorrerão nas quatro categorias do Prêmio Impacta Nordeste no valor de 3 mil reais cada e rodada de speed dating – quando os empreendedores poderão apresentar suas soluções e se conectar com potenciais investidores e parceiros da Plataforma.

Antes de se inscrever, leia o edital completo.

Para realizar sua inscrição, clique no botão abaixo.

Dúvidas? Confira algumas perguntas e respostas

1) O que é a 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais?

A iniciativa, realizada pela plataforma Impacta Nordeste, busca e seleção Pipe.Social, apoio do Instituto Sabin e Sebrae RN e parceria da NESst e in3citi, busca fomentar e mapear negócios de impacto social e ambiental na região. É a sua chance de ganhar visibilidade no setor e ainda concorrer a premiação em dinheiro. 

2) Quem pode participar da Chamada? 

Valem negócios ou soluções, em todas as fases de desenvolvimento, que atuem em um dos estados do Nordeste e que se dediquem a um ou mais dos seguintes desafios: Um mundo justo, seguro e sem pobreza; Saúde e bem-estar; Educação, habilidades e trabalho; Meio ambiente e Sustentabilidade. Se identificou? 

3) O que são negócios de impacto socioambiental?

Empreendimentos que operam em áreas de educação, saúde, serviços financeiros, cidadania, cidades e tecnologias verdes com o objetivo claro de solucionar um problema socioambiental real por meio da sua atividade principal, seja ela um produto, serviço e/ou sua forma de operação. Essas organizações fazem isso por meio da lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retorno financeiro e se comprometem a medir o impacto que geram. Quer saber mais? Acesse na íntegra o estudo O que são negócios de impacto – características comuns que definem empreendimentos como negócios de impacto pelo link: http://bit.ly/OquesaoNIs

4) Quem não tem um negócio de impacto pode participar?

A 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais tem especial interesse em empreendedores que estejam a frente de negócios que busquem solucionar um problema socioambiental ou melhorem a qualidade de vida da população e meio ambiente. Mas atenção, este critério não é excludente.

5) Meu negócio precisa estar situado no Nordeste?

A 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais vai mapear negócios que geram impacto positivo e estejam sediados em um dos estados do Nordeste do Brasil ou tenham filial já estabelecida na região. 

6) Como posso me inscrever na 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais?

É super simples, basta acessar o link: https://impactanordeste.com.br/chamada e preencher o cadastro. É super importante que você insira todas as respostas, para que possamos entender melhor sua solução, a quem se destina, a fase de jornada e dados do seu negócio, seus principais desafios e pedidos de ajuda mais urgentes. As inscrições estão abertas até 10 de maio (atualização: as inscrições foram prorrogadas até 22 de maio). 

7) Por que devo participar? 

A plataforma Impacta Nordeste vai selecionar e premiar em até 3 mil reais cada, as iniciativas que contribuem para: Um mundo justo, seguro e sem pobreza; Saúde e bem estar; Educação, habilidades e trabalho; Meio ambiente e sustentabilidade. Dê visibilidade ao seu negócio. Além disso, você ainda concorre a rodada de negócios e conexão com investidores. Não dá pra ficar de fora. Inscreva-se: https://impactanordeste.com.br

8) Qual o prêmio para esta chamada? 

Os negócios inscritos concorrerão a duas premiações distintas: o prêmio Impacta Nordeste e a rodada de speed dating Plataforma Impacta Nordeste.

9) Quantos negócios serão selecionados para o Prêmio Impacta Nordeste?

Serão até 4 soluções vencedoras do 1º Prêmio Impacta Nordeste. A premiação é destinada a iniciativas em qualquer estágio de desenvolvimento, que tenham alto potencial de impacto regional no Nordeste brasileiro. O prêmio é dividido em quatro categorias, com uma ganhadora por categoria, sendo elas:
:: Prêmio Impacta Nordeste para um mundo justo, seguro e sem pobreza;

:: Prêmio Impacta Nordeste para saúde e bem-estar;

:: Prêmio Impacta Nordeste para educação, habilidades e trabalho;

:: Prêmio Impacta Nordeste para meio ambiente e sustentabilidade;

As selecionadas receberão premiação em dinheiro de até 3 mil reais cada e destaque nas redes e eventos da Plataforma Impacta Nordeste.

10) Quais são os critérios de seleção? 

Os negócios serão avaliados seguindo os seguintes critérios: maturidade da iniciativa; oportunidade comercial e potencial de crescimento; alinhamento com os temas procurados; potencial de impacto regional no Nordeste brasileiro; habilidades da equipe e nível de inovação e disrupção da solução. 

11) O que é o speed dating

O Speed Dating, ou em português encontro rápido, é uma metodologia criada nos Estados Unidos para ajudar jovens judeus solteiros a se conectarem. A dinâmica logo foi introduzida no mundo dos negócios conectando empreendedores com potenciais investidores. Em um período de até 10 minutos, cada empreendedor deve apresentar o potencial da solução para a banca da Impacta Nordeste e seus parceiros estratégicos. 

Serão até seis negócios convidados a participar de uma rodada de speed dating com investidores parceiros da Plataforma Impacta Nordeste. A rodada é destinada a iniciativas mais maduras e escaláveis, em busca de investimento profissional em negócios de impacto. 

12) Quando serão conhecidos os empreendedores selecionados?

A partir de junho, divulgaremos os nomes das 4 iniciativas vencedoras do Prêmio Impacta Nordeste e os 6 negócios selecionados para a rodada de speed dating com investidores. Fique de olho nos canais de comunicação da Pipe.Social e da Impacta Nordeste. 

13) Como fica a propriedade intelectual da minha solução? 

A inscrição na 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais não transfere à Impacta Nordeste e/ou à Pipe Social quaisquer direitos sobre propriedade intelectual do candidato. 

14) O que significa: pitch de elevador? 

Imagine que você entra em um elevador com uma pessoa potencialmente investidora no seu negócio e você tem apenas os 30 segundos do térreo ao seu andar para convencer ela a saber mais sobre o seu negócio e agendar uma reunião mais detalhada. O pitch de elevador, é a sua melhor tacada em um curto espaço de tempo, ou seja, como você explica em poucas palavras, mas de forma assertiva e vendedora, sobre o que é o seu negócio. 

15) Como descobrir qual fase da jornada está o meu negócio? 

A jornada usada no cadastro da Pipe.Social traz a curva de amadurecimento dos negócios em 9 etapas: Ideia, Validação, Protótipo, Piloto, MVP (mínimo produto viável), Organização, Tração, Pré-escala e Escala.  Acesse este link e saiba mais: https://blog.pipe.social/como-saber-em-que-fase-da-jornada-sua-solucao-esta-agora/

Em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos, você pode entrar em contato com [email protected] ou [email protected]