Economia CriativaOportunidades

Co.liga e Instituto Coca-Cola Brasil lançam o Projeto co.cria para oferecer aprendizagem gratuita em Design a jovens de 18 a 29 anos

3 mins de leitura

Design gráfico, design para web e design aliado à fotografia são as trilhas formativas à escolha dos participantes, que poderão participar de um concurso e ter suas peças divulgadas em todo o país.

*Com informações de FRM

Até 30 de abril, estão abertas as inscrições, por meio deste link, para o Projeto co.cria, uma iniciativa da co.liga e do Instituto Coca-Cola Brasil, patrocinado pela The Coca-Cola Foundation. A co.liga é uma escola digital de cursos online gratuitos no campo da economia criativa e resultado de uma parceria da Fundação Roberto Marinho com a OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos).
 
O co.cria, voltado para jovens de 18 a 29 anos, é um projeto de formação no campo do Design, que consiste em três trilhas formativas, compostas por quatro cursos gratuitos, de 5h cada, à escolha do estudante. Não é preciso ter experiência prévia para participar. As trilhas têm diferentes enfoques: design gráfico, design para web e design aliado à fotografia. Além dos cursos, o edital promove um concurso criativo entre os estudantes interessados. 

Concurso criativo vai dar prêmios em dinheiro e divulgar nacionalmente as peças criadas

Com os certificados dos cursos em mãos, que devem ser concluídos no prazo de dois meses, os candidatos poderão se inscrever no concurso criativo. Além da premiação em dinheiro, ele prevê o uso das peças de comunicação digital, material gráfico e kits de mobilização criados pelos estudantes (exemplos: cartazes, cards e brindes) pela co.liga no contexto de seu aniversário de dois anos. Dessa forma, o desenvolvimento e circulação dessas peças servirão para gerar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos jovens selecionados, fortalecendo o portfólio e seu currículo profissional.

A escolha dos trabalhos premiados será definida por uma banca externa aos realizadores do projeto, composta por três profissionais atuantes no mercado do design. Ao ser selecionado, o(a) estudante acompanhará todas as etapas de produção até a finalização de suas peças.
 
Além dos cursos, a jornada de aprendizagem inclui a participarão em dois encontros abertos (masterclasses), com profissionais atuantes no mercado na área de design. Esses encontros vão possibilitar a troca de informações sobre o mercado de trabalho, oportunidades e dicas, além de orientações para o desenvolvimento das peças de comunicação a serem inscritas e avaliadas no concurso.
 
“O Projeto co.cria tem o propósito de promover a inclusão produtiva dos jovens ao oferecer a oportunidade de desenvolverem suas aptidões e criar oportunidades para a geração de renda em uma área extremamente criativa, como o design”, reforça Fabiana Cecy, coordenadora da co.liga na Fundação Roberto Marinho.

Daniela Redondo, Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, complementa: “Ele reforça a conexão que acreditamos para promover mais inclusão produtiva de jovens e de maneira exponencial. Através de parcerias como essa, conseguimos gerar mais oportunidades para impactar jovens de todo o Brasil.” 

Confira abaixo as ofertas de cada trilha formativa:

Trilha: Design gráfico
Curso 1 – Design gráfico e comunicação: o mundo traduzido visualmente
Curso 2 – Design editorial: o mundo das publicações
Curso 3 – Comunicação digital para projetos culturais
Curso 4 – Narrativas digitais: produção de conteúdo para redes sociais
 
Trilha: Design para web
Curso 1 – Design gráfico e comunicação: o mundo traduzido visualmente
Curso 2 – Web design na prática
Curso 3 – Programação criativa: arte feita em código
Curso 4 – Comunicação Digital para projetos culturais

Trilha: Design aliado à fotografia
Curso 1 – Design gráfico e comunicação: o mundo traduzido visualmente
Curso 2 – Diga lá, fotografia! Conceitos da linguagem visual
Curso 3 – Bom de trato: edição, tratamento e manipulação de fotografias
Curso 4 – Comunicação Digital para projetos culturais

Serviço/Calendário:

Oportunidade: Projeto co.cria
Inscrições: de 03 a 30 de abril de 2023.
Se inscreva neste link
 
Divulgação dos resultados:  12 de maio de 2023.
Aula inaugural: 17 de maio de 2023.
Realização das trilhas formativas escolhidas: 17 de maio a 17 de julho de 2023.
1º encontro masterclass: 7 de junho de 2023.
2º encontro masterclass: 28 de junho de 2023.
Inscrições do Concurso de Design: 17 de julho a 20 de agosto de 2023.
Encontro de leitura do regulamento do concurso: 24 de julho
Encontro tira-dúvidas: 2 de agosto
Divulgação dos projetos habilitados: 28 de agosto
Divulgação dos premiados: 15 de setembro
Pagamento dos prêmios: até 30 de outubro