Ícone do site Impacta Nordeste

Desabafo Social abre chamada para iniciativas de comunicação nas periferias; premiação é de até R$ 5 mil

Por Impacta Nordeste


O Brasil tem 13,6 milhões de pessoas vivendo em favelas. Essa população formaria 5º maior estado do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Muitas vezes, a mídia tradicional não tem acesso ao que acontece de fato dentro dessas comunidades, seja para informar fatos positivos ou os reais problemas sociais enfrentados por essa população. Fortalecer a comunicação feita por pessoas e para pessoas desses territórios é de extrema importância para fortalecer a democracia e o acesso à informação.

Com a pandemia de coronavírus, o acesso a informações claras e que levem em consideração as particularidades da população das regiões periféricas é de suma importância, principalmente para combater às “fake news” que são disseminadas nas redes sociais e atrapalham bastante o entendimento do assunto.

Veículos de comunicação existentes nas periferias vem atuando nesse momento justamente para ajudar a levar informação de qualidade para as comunidades. Para contribuir com esse trabalho, a Desabafo Social e o Instituto Galo da Manhã acabam de anunciar uma chamada especial que vai selecionar iniciativas de comunicação nas periferias para receber o apoio de R$ 5 mil.

Segundo as instituições, a chamada tem o objetivo de descobrir como as pessoas estão atuando para informar e conscientizar a população periférica sobre os efeitos da pandemia no país, buscando sempre incentivar o isolamento social de maneira criativa e segura, além de fortalecer a comunicação feita na periferia.

Para participar, basta que o interessado reúna-se com um grupo de pessoas e propor alguma ideia criativa e informativa (audiovisual, podcasts e rádio, portais de notícia, artivismo e ações da vizinhança), levando em consideração os pontos abaixo:

Além destes itens, as ações também serão avaliadas através de iniciativas que fortaleçam atividades comunitárias, como distribuição de cestas básicas e itens de higiene, produtos e serviços de empreendedores locais e iniciativas de apoio à saúde mental. O impacto que tal iniciativa está gerando na periferia também será critério de avaliação. 

As inscrições seguem até o dia 13 de junho. Para mais informações sobre a chamada e realizar a sua inscrição, acesse o site oficial.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!

Sair da versão mobile