ONGsOportunidades

Eneva abre edital para apoiar projetos de proteção à infância e adolescência na Amazônia, Maranhão e Sergipe

1 mins de leitura

Com foco em fortalecer redes locais de proteção e promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o Edital Energia que Protege – FIA 2025, vai apoiar projetos sociais em municípios dos estados do Amazonas, Maranhão e Sergipe. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.

A Eneva S.A. está com inscrições abertas para o Edital Eneva: Energia que Protege – FIA 2025, que tem como objetivo apoiar projetos sociais voltados à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. As iniciativas selecionadas poderão captar recursos por meio dos Fundos da Infância e Adolescência (FIA) nas localidades onde a empresa atua nos estados do Amazonas, Maranhão e Sergipe.

Podem participar do edital pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações da sociedade civil (associações e fundações), conselhos de direito e organizações públicas que tenham projetos em análise ou já aprovados para captação via FIA Estadual ou Municipal.

A linha prioritária de atuação do edital é a proteção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, abrangendo ações de prevenção, acolhimento, acompanhamento psicossocial, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, capacitação de profissionais da rede de proteção e campanhas educativas.

Também serão consideradas, de forma não prioritária, propostas nas áreas de Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Agroecológica e Educação Complementar.

Entre os critérios de seleção, serão priorizados projetos que:

  • beneficiem públicos em situação de vulnerabilidade social ou com direitos violados;
  • estabeleçam parcerias com o poder público ou organizações comunitárias;
  • atuem de forma integrada às redes locais;
  • sejam executados por organizações da mesma localidade da intervenção, fortalecendo vínculos comunitários e a aderência às necessidades do território.

O edital contempla projetos dos seguintes municípios:

  • Amazonas: Itapiranga e Silves;
  • Maranhão: Capinzal do Norte, Lima Campos, Miranda do Norte, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís e Trizidela do Vale;
  • Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros e Pirambu.

As inscrições devem ser realizadas até 31 de outubro de 2025 pela plataforma Prosas, onde também está disponível o regulamento completo do edital.