GIFE lança Rede de Investidores Sociais do Nordeste

Onde: Fortaleza (CE)
Quando: 22/11/2019 8:30 am


Por Impacta Nordeste


Inspirados por iniciativas realizadas em outros estados, compreendendo a necessidade de diversificar e ampliar sua região de atuação e motivado por duas organizações associadas (Fundação Demócrito Rocha e Instituto Diageo), o GIFE lançará sua quarta rede de investidores sociais regionais, a RIS Nordeste.

O evento de lançamento, que acontecerá no dia 22 de novembro no espaço O POVO de Cultura e Arte em Fortaleza (CE), tem como objetivo promover trocas de conhecimento e experiência entre pares das organizações que estão presentes na região.

O GIFE fará uma apresentação sobre tendências do Investimento Social Privado, analisará dados locais e terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a atuação de cada uma das organizações presentes. Com isso, pretende-se iniciar um diálogo e identificar sinergias para a sequência do trabalho conjunto.

A Rede de Investidores Sociais (RIS) do Nordeste é uma rede formada por organizações que realizam investimento social privado. São organizações sem fins econômicos e lucrativos, além de empresas, que realizam investimentos sociais em benefício da sociedade.

Baseado no conceito proposto pelo GIFE, entende-se por investimento social o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Seguindo os conceitos do GIFE, como investimento social privado também é considerada o repasse de recursos mediante a utilização de renúncias fiscais para projetos de diversas áreas, entre elas, saúde, educação, esporte, assistência social, entre outros.

Quer saber mais sobre investimento social privado? O Impacta Nordeste produziu um artigo explicando como essa iniciativa pode contribuir para a sociedade e os seus negócios. Clique aqui para ler.

Para realizar a sua inscrição no evento, clique aqui.

Você conhece o GIFE?

O GIFE é a associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas. Nascido como grupo informal em 1989, o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, foi instituído como organização sem fins lucrativos, em 1995. Desde então, tornou-se referência no país no tema do investimento social privado.

A Rede GIFE é marcada pela diversidade de seus associados, tanto na origem – podendo ser empresarial, familiar, independente ou uma organização comunitária – quanto em seus temas e formas de atuação. São atualmente 141 associados (clique aqui para conhecê-los) que, somados, investem por volta de R$ 2,9 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros.

Seu papel central é gerar conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente político institucional do investimento social e ampliar a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais privados.