De 6 a 9 de novembro, o Carnaval do Conhecimento volta a ocupar bairro histórico do Recife com mais de 1.500 horas de programação.
Com o tema “O Futuro Nos Conecta”, o Festival REC’n’Play 2024, uma realização do Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, é um evento marcado na agenda para quem se interessa por tecnologia, inovação, negócios, cultura e entretenimento. Em sua 6ª edição, de 6 a 9 de novembro, o festival ocupará ruas e prédios históricos do Bairro do Recife, área central da capital pernambucana. Durante os quatro dias, o maior evento de tecnologia e inovação gratuito do Brasil promete uma extensa programação. Serão mais de 600 atividades e mais de 1.500 horas de programação entre palestras, workshops, debates, arenas temáticas e shows.
Para ter acesso às atividades é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site oficial do evento, clicando aqui. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser até o último dia do evento.
Conhecido como o Carnaval do Conhecimento, o REC’n’Play é para todas as pessoas, de todas as idades e áreas de interesse. Seja estudante, empreendedor, profissional de startup ou apenas alguém em busca de novas conexões e ideias, o evento é um lugar para se inspirar e tem como objetivo aproximar o público de temas como tecnologia, inovação, economia criativa e empreendedorismo. Nesta edição, as atividades estarão divididas nos eixos temáticos Cidades e Sociedade, Economia Criativa, Negócios e Tecnologia.
“Chegamos a nossa 6ª edição como uma referência entre festivais que promovem integração, conexões genuínas e valorizando o que temos de melhor localmente. Teremos toda uma estrutura robusta para promover networking, fomentar novos negócios e debates que possam impactar todo um ecossistema, não só de tecnologia e inovação, mas de empreendedorismo, cultura e educação com um olhar atento para o futuro”, destaca Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Experiências REC’n’Play
Como novidade, o REC’n’Play 2024 terá um espaço dedicado à Inteligência Artificial (IA). O local reunirá atividades com imersões, vivências e experiências para todos os públicos. A temática, que tem tomado cada vez mais importância na vida de pessoas, empresas, organizações e governo, será abordada para trazer a discussão para o centro da vivência no Festival.
Uma das principais atrações deste ano é a Arena de Negócios, que busca conectar startups, empresas tradicionais e investidores. Além da participação de mais de 120 startups expondo suas soluções, a Arena também sediará uma competição com prêmios para as três melhores startups, incluindo uma imersão internacional no Porto Digital Europa para a grande vencedora.
Entre as ações de conexão que acontecerão na Arena de Negócios está o Roadshow Fast Motion, uma iniciativa do Sebrae/PE e do Porto Digital que irá apresentar startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores do país, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). “Estamos promovendo essa ação porque entendemos que essa é uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o ecossistema de inovação. O papel do Sebrae envolve apoiar os negócios inovadores que podem gerar impactos positivos para nosso estado”, afirmou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.
Já os apaixonados por jogos eletrônicos poderão aproveitar a Arena Gamer, que, nesta edição, terá 3 vezes mais a quantidade de máquinas e equipamentos em relação ao ano anterior. O espaço vai abrigar computadores e consoles de última geração e promover diferentes experiências com jogos e disputas virtuais.
A Arena de Robôs também retorna e será um espaço onde a inovação e o entretenimento se encontram. O público poderá acompanhar demonstrações de robótica e batalhas entre equipes, além de estar em um ambiente onde jovens talentos e profissionais da área terão a oportunidade de trocar experiências e se inspirarem para futuras inovações.
As crianças contarão com um espaço seguro e cheio de entretenimento para curtir com a família. O polo infantil oferecerá diversas atividades educativas, como oficinas, exposições e contação de histórias, unindo aprendizado e diversão.
“Acreditamos que este festival é um movimento essencial para a democratização da informação e o fomento de conexões significativas. As iniciativas gamers e de e-sports são janelas de possibilidades que atraem um público jovem e ávido por conhecimento. Temos um evento repleto de temas inspiradores com a intersecção entre inovação, tecnologia, comunicação e cultura; isso não apenas molda esse futuro, mas também inspira novos talentos. Juntos, estamos construindo um legado colaborativo e vibrante para as próximas gerações”, destaca Queiroz Filho, CEO da Ampla Comunicação.