Premiação internacional abrange três categorias distintas: Saúde e Tecnologia Digital (e-Health), Mobilidade Segura e Sustentável e Economia Sênior.
Entre os dias 02 de outubro a 30 de novembro, a Fundación MAPFRE abre as inscrições para a oitava edição dos Prêmios à Inovação Social. Com o objetivo de reconhecer projetos inovadores e de grande impacto social, a premiação visa transformar ideias em ações concretas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Dividido em três categorias, cada ganhador receberá uma premiação de 40 mil euros para impulsionar seus projetos, são elas:
- Mobilidade Segura e Sustentável
- Economia Sênior
- Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health)
Na edição deste ano, serão selecionados 12 finalistas, três para cada categoria e região, sendo: Brasil, demais países da América Latina, México e Estados Unidos. A Fundación MAPFRE segue comprometida com a promoção de ideias inovadoras que geram mudanças reais, e com isso, as equipes finalistas terão a oportunidade de participar de sessões de coaching on-line, para defenderem seus projetos na Grande Final, realizada em Madri, na Espanha.
Além da premiação, os vencedores contarão com o apoio da Red Innova, uma rede que promove o intercâmbio de informações entre empreendedores sociais, e da consultoria gratuita oferecida pela Ernst & Young, por meio de sua fundação, para auxiliar no crescimento e eficiência de suas iniciativas.
“Temos orgulho em anunciar a 8º edição dos Prêmios à Inovação Social da Fundación MAPFRE, e ainda mais orgulho em saber que estamos abrindo portas para que projetos brilhantes possam mudar o mundo. Ter um ganhador brasileiro na última edição nos enche de esperança e firma, cada vez mais, o lugar do nosso país dentre as potências na inovação social. Que nesta edição seja ainda melhor!”, comenta Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Para mais informações sobre as inscrições, acesse o link e confira o edital clicando aqui.
Última edição e a vitória brasileira
Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado como uma forte potência em inovação social. Um exemplo desse sucesso é o projeto “Cuidador de Confiança”, desenvolvido por João Paulo Nogueira, vencedor da categoria “Economia Sênior” na sétima edição dos prêmios. A iniciativa brasileira, que consiste em uma plataforma web para conectar cuidadores de idosos com famílias que precisam de seus serviços, mostrou ser possível criar soluções inovadoras para questões sociais urgentes.
“Este reconhecimento é especialmente importante neste momento da minha vida, uma energia positiva, pois acabei de perder a minha mãe, que tanto me inspirou para chegar até aqui. Ter o reconhecimento de um prêmio internacional, como o da Fundación MAPFRE, bem como a orientação e o apoio, destaca o impacto social do Cuidador de Confiança, inspirando outras pessoas a se envolverem e se conectarem com a nossa causa”, comenta João Paulo Nogueira, fundador e CEO da Cuidador de Confiança.
Além do “Cuidador de Confiança”, outras iniciativas vencedoras da edição passada também demonstraram o poder da inovação para enfrentar desafios globais. O projeto espanhol “Evix Safety” desenvolveu um sistema de airbag de cervical integrado em capacetes, e a startup estadunidense “iThrone” criou um vaso sanitário acessível e sustentável que evapora 95% dos resíduos, proporcionando uma solução de saneamento em áreas de baixa infraestrutura.
Com parceiros de renome como a IE University, EY e BID Lab, os Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social consolidam-se como uma plataforma essencial para impulsionar o progresso social. As inscrições estão abertas, e o Brasil, mais uma vez, tem a oportunidade de mostrar ao mundo o poder transformador da inovação social.
Sobre a Fundación MAPFRE
A Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e apoia iniciativas em cinco áreas: Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social; Ação Social; e Cultura. Com sede na Espanha e presença em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE, beneficia milhões de pessoas com os diversos programas desenvolvidos em todo o país nesse período. Desde então, trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o progresso social, garantindo a formação do cidadão e a conscientização da sociedade.