O maior evento de empreendedorismo inovador do Rio Grande do Norte tem data marcada e vai debater as estratégias para direcionar os negócios digitais de impacto na sociedade global diante do cenário atual
A pandemia da Covid-19, sobretudo o distanciamento social, acelerou o processo de digitalização das empresas e também levou o consumidor a se familiarizar com ferramentas nunca antes experimentadas. Compras virtuais, sistemas de logísticas, lives, aplicativos, marketplace, redes sociais e ferramentas de videoconferência passaram a fazer parte da rotina de grande parte da população. Inevitavelmente, essa transformação digital alterou a forma de fazer negócios. O ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte esteve atento a essas mudanças e se uniu para apontar as tendências nesse mercado volátil na segunda edição online do GO!RN, já considerado o maior evento de empreendedorismo inovador do estado.
O evento será realizado nos dias 21 e 22 deste mês e, assim como no ano passado, busca virtualmente conectar empreendedores a conteúdos e personalidades que se destacam nos cenários nacional e internacional para troca de experiências, visando analisar para onde caminha esse mercado, que, somente no primeiro semestre do ano, chegou a ampliar as vendas online em 57,4% no país. Promovido colaborativamente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e as instituições que integram o ecossistema de inovação do RN, coconstrutoras da iniciativa, o evento é inteiramente online. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site https://go.rn.sebrae.com.br/. Após a inscrição, o participante já tem acesso direto à plataforma do evento.
O GO!RN 2021 tem como eixos principais: Startups, Transformação Digital, Tecnologia e Inovação – temáticas essenciais para empreendedores e profissionais de qualquer segmento. Na edição deste ano, o GO!RN estará estruturado com uma programação que ocorrerá simultaneamente em seis palcos virtuais: Inovação, Tecnoclogia, Empreendedorismo, Capital e Smart Money, Ecossistema e Touch the future. Além disso, o evento contará com três plenárias internacionais, que abordarão temas, como ’DeFi e o Futuro das Finanças’ e ‘Flourish Saving – Não é Destino, é a Jornada’.
Tech for Good
Os negócios de impacto social também terão destaque no evento. Dentro do GO!RN será realizado o Tech for Good, ou tecnologia para o bem. A ação vai impulsionar a inovação social na criação de startups de impacto. A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração Sebraelab Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental e vai contar com 4 super eventos:
- Talk Inovação Social, Startups e Negócios: Uma palestra sobre inovação social e negócios de impacto.
- Talk ESG e Enablers Startups: Uma palestra sobre como os negócios de impacto podem auxiliar as iniciativas ESG de empresas por meio da inovação social aberta.
- Rodada de Speed Dating com Investidores – Demoday de Impacto: Os negócios de impacto acelerados pelo Sebraelab vão apresentar suas soluções para um banca de possíveis investidores.
- Rodada de Negócio Nacional e conexão de Impacto
Para acessar toda a programação e garantir sua vaga, clique aqui.
Mundo dos games
A versão 2021 também estará focada na gameficação, com mesas redondas, debates e capacitações técnicas acerca do universo dos games, um mercado em ascensão em todo o planeta pelas inúmeras aplicabilidades na resolução de problemas educacionais, de saúde e socioambientais.
Estão previstas mais de 100 atividades entre palestras, minicursos e painéis, enfocando o empreeendedorismo digital e inovador, o que atende em cheio quem já possui uma startup ou aqueles que têm uma ideia, mas ainda não a executaram. Pelo menos, 20 instituições, comunidades e grupos do ecossistema inovador estarão participando ativamente da programação e abrindo um leque de possibilidade de novas conexões e networking, cada uma delas conduzindo seu próprio evento dentro do GO!RN 2021.
Conhecimento e oportunidades
“Será uma excelente oportunidade de se atualizar sobre a forma de empreender que está mudando as empresas no mundo inteiro: os negócios digitais. Vemos como uma ocasião ímpar de incrementar a rede de contatos, conhecer os protagonistas do ecossistema de startups e inovação do RN, empreendedores e outras pessoas que estão fazendo a diferença no cenário local e nacional”, explica o coordenador do evento, o analista técnico do Sebrae-RN Carlos von Sohsten.
De acordo com o coordenador do GO!RN, durante os dois dias, muitos empreendedores de sucesso estarão falando de histórias reais, de dificuldades e de como alcançaram sucesso. “Entre as palestras internacionais, teremos Breno Nunes, diretamente da Inglaterra, com uma visão global impressionante. Para quem quer entender o que está acontecendo com profundidade, recomendo. Também teremos o Pedro Moura com o americano Brian Requarth falando diretamente do Vale do Silício e da experiência que vivem no meio das maiores empresas de tecnologia e startups do mundo, com toda a visão da Berkeley, Stanford e de quem empreende por lá”, recomenda.
Carlos von Sohsten também cita a participação, direto de Singapura, de Carlos Queiroz, explorando uma área mais técnica e tecnológica, com a experiência de quem vive entre as maiores corporações do sistema financeiro global.
Conteúdos criativos e exclusivos
Como o GO!RN será online, todo o conteúdo estará disponível somente para os participantes do evento e nos dias e horários programados. No ambiente digital do evento, o participante vai encontrar, além de uma vasta programação, uma área de exposição com ‘estandes virtuais’ dos principais atores do ecossistema de inovação do RN e muita gameficação, com direito a premiação. O evento teve origem no antigo Startup Day e segue a mesma proposta, porém, mais abrangente.
São mais de 20 eventos em um mesmo ambiente, totalizando mais de 100 atividades como palestras, mini-cursos, painéis e mesas redondas, previstos para ocorrer nos seis palcos, simultaneamente. O GO!RN 2021 é uma correalização do Sebrae-RN com a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley, b.connect, Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital – IMD e incubadora INOVA, RN Júnior, Seahub, PONG, Potilivre, WiE, Arara Furtacor, incubadora ITNC-IFRN, e-Labora da UnP, incubadora inPacta da UFRN, Prefeitura do Natal e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, com destaques ainda para os eventos do ALI, o ALIFLIX, e do projeto de Impacto Social, o Tech for Good.