DiversidadeInovaçãoNegócios de impactoSaberes

Hand Talk lança o primeiro curso de acessibilidade digital para organizações

2 mins de leitura

De acordo com pesquisa Panorama da Acessibilidade Digital, desenvolvida pela startup em parceria com Movimento Web para Todos, a acessibilidade digital ainda é desafio para 54% das empresas no Brasil.

A Hand Talkstartup pioneira no uso de inteligência artificial para promover a acessibilidade digital, lança hoje, dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o ‘Liderando Iniciativas de Acessibilidade Digital’, primeiro curso de acessibilidade digital para empresas. O objetivo é capacitar pessoas que desejam impulsionar o acesso nos serviços onlines de suas organizações. Com apoio do Google, a startup pretende expandir a inclusão digital no país, já que apenas 3% dos sites brasileiros foram aprovados em todos os testes de acessibilidade, informação coletada da pesquisa realizada pela BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web.

“Esperamos que os participantes compreendam os princípios e diretrizes essenciais de acessibilidade e aprendam a implementar práticas inclusivas nos negócios e nas diversas áreas como marketing, TI, design e RH, tornando a acessibilidade uma prioridade organizacional. Buscamos ser o primeiro passo para as empresas engajarem e desenvolverem esse tema para outras vertentes de atuação e inclusão.”, aponta Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. O curso é 100% gratuito e será lançado no site da Hand Talk no dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no formato online, com 2h de carga horária.

Confira a entrevista de Ronaldo Tenório para o Portal Impacta Nordeste.

Os conteúdos apresentam conceitos, práticas, cases e propostas de atividades para os alunos. O material será ministrado por dois dos maiores especialistas em Acessibilidade Digital no Brasil: Victoria Raupp Krupp, especialista em acessibilidade digital e Vitor David, product designer com ampla experiência na aplicação de acessibilidade em grandes empresas.

O plano de ensino possui 6 módulos:

1- Entendendo a Acessibilidade Digital: Introdução aos conceitos e importância de ambientes digitais inclusivos.
2- Normas e Diretrizes de Acessibilidade: Como garantir que sua empresa esteja em conformidade com os principais padrões globais.
3- O Papel das Lideranças na Criação de Ambientes Digitais Acessíveis: O que significa liderar com acessibilidade e como isso impacta a cultura corporativa.
4- Aplicação Prática em Áreas-Chave: Como áreas-chave da empresa (marketing, TI, design, RH) podem aplicar acessibilidade.
5- Práticas para Implementação: Casos de sucesso e estratégias para implantar acessibilidade em seus produtos e serviços.
6- Conclusão e Próximos Passos: Como seguir adiante com uma liderança focada em inclusão e transformação digital.

Ao final do curso, o participante receberá um certificado, agregando a credibilidade e expertise da Hand Talk a seu conhecimento. “Queremos que o Brasil passe de 3% de sites acessíveis digitalmente para 100%. Para isso, é preciso educar, informar e desmistificar alguns mitos sobre o tema. Falar com quem lidera projetos e iniciativas corporativas e assim impactar o máximo de corporações possíveis”, finaliza Tenório.