Relatório e infográfico apresentam análise quantitativa e qualitativa dos 62 negócios de impacto e 53 potenciais negócios de impacto identificados no mapeamento.
Na última sexta-feira, dia 2, na sede do Sebrae-RN, foi divulgado o relatório do Mapeamento dos Negócios de Impacto Socioambiental do RN, uma iniciativa do Sebrae-RN em parceria com o Impacta Nordeste. O documento foi apresentado por Marcello Santo, diretor fundador da Plataforma Impacta Nordeste em evento que contou com a presença de empreendedores de negócios de impacto do estado, diretores, gerentes e técnicos do Sebrae RN e membros do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS).
Entre julho e outubro de 2022, foram mapeadas um total de 115 iniciativas de impacto, sendo 62 NIS e 53 Potenciais Negócios de Impacto. O Mapeamento Sebrae de Negócios de Impacto Social levantou dados e informações estratégicas fundamentais para a elaboração de programas e políticas públicas para fomentar o setor.
Além de contribuir com a construção de políticas públicas que vão beneficiar o setor, os empreendedores que participaram do mapeamento vão obter diversos benefícios, dentre eles: ter acesso a vagas para programas de capacitação, incubação e aceleração do Sebrae-RN; ter acesso à eventos e oportunidades do Sebrae-RN; ficar em evidência junto a possíveis investidores e parceiros; além de participar da comunidade de empreendedores do Impacta Nordeste, onde os empreendedores terão acesso a novidades do setor e oportunidades para desenvolver suas empresas.
“O relatório faz uma consolidação dos esforços do Sebrae RN para fomentar o ecossistema de impacto social desde 2017 e os dados do mapeamento vão ajudar a construir um novo cíclo de desenvolvimento do ecossistema estadual para os próximos anos”, afirmou Marcello em sua apresentação.
“A intenção desse mapeamento é também sensibilizar empreendedores e investidores no sentido de inserir mais empresas no guarda-chuva dos negócios de impacto, que têm uma atuação fundamental para o desenvolvimento local. Além disso, o estudo é essencial para a criação de uma base de empreendedores que compõe o ecossistema no Rio Grande do Norte”, pontua a gestora do Projeto de Negócios de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega.
O evento também contou com a formatura do Programa de Aceleração e Pré-Aceleração dos Negócios de Impacto do Sebrae RN. O programa oferece apoio técnico e financeiro aos negócios de impacto socioambiental do estado em seus diferentes estágios.
Em sua quarta edição, o programa de Aceleração apoiou empresas com soluções sociais inovadoras, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram selecionados quinze negócios e cada um recebeu um aporte de R$ 15 mil como prêmio, além de participar de capacitações, orientações e mentorias ofertadas pelo Sebrae RN. Já o programa de Pré-aceleração ofereceu suporte técnico e diversas mentorias para apoiar o desenvolvimento de negócios em estágios iniciais, além de premiar com recursos financeiros os 4 empreendedores mais engajados ao longo da jornada.
Para ter acesso ao relatório completo do Mapeamento de Negócios de Impacto Socioambiental do RN, clique aqui. Para baixar o infográfico com a análise quantitativa dos 62 negócios de impacto mapeados, clique aqui. O relatório e o infográfico também ficarão disponíveis no portal Impacta Nordeste, na seção “Mapeamentos”.