Levantamento identificou 222 negócios de impacto sediados na região Nordeste. 38% desses negócios nasceram nos últimos cinco anos. Mulheres lideram maioria dos negócios.
*Foto de capa: Lançamento do mapeamento (Hiago Henrique/FIEC)
A investidora de negócios de impacto IN3 e a plataforma Pipe.Social divulgaram o Mapa de Negócios de Impacto do Nordeste 2022. O levantamento é um recorte regional do mapeamento nacional realizado pela Pipe.Social em 2021 e tem como objetivo acompanhar e entender os dados da região para ter o dedo no pulso do mercado local, com o intuito maior de fomentar o impacto positivo e buscar caminhos para desenvolver e apoiar cada vez mais empreendedores.
O lançamento do estudo foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, na noite da última quarta-feira (17/08). De acordo com Haroldo Rodrigues, socio fundador da In3, o mapeamento “vai ajudar a subsidiar os investidores na tomada de decisão do impacto do seu dinheiro, além de fazer um retrato do contexto atual dos negócios na região.”
As análises da Pipe.Social apontam um volume de soluções do Nordeste que vem crescendo e a crença é que há muito mais a se descobrir no contexto de impacto, já que a região é rica em inovação e startups, assim como em impacto ambiental e educação, por exemplo. Monitorar e apresentar os dados locais são as formas de convidar mais soluções para atuarem como impacto, assim como dar visibilidade para iniciativas em busca de apoio e investimento.
O estudo identificou que a região Nordeste possui 222 negócios de impacto, o que representa mais de 15% do volume de soluções de impacto nacional.
Segundo o documento, 38% dos negócios de impacto nordestinos nasceram nos últimos cinco anos. As características do principal fundador do negócio são de que 50% são mulheres, sendo que 24% das empresas mapeadas têm apenas mulheres na liderança, 45% têm entre 30 a 44 anos, 33% têm entre 18 a 29 anos e 50% têm pós-graduação, mestrado ou doutorado.
A equipe dos negócios, em 48% dos casos é composta por 6 ou mais pessoas e 45% de 2 a 5 pessoas. O relatório ainda apresenta que 69% das empresas têm um modelo claro de como o negócio pode ser sustentável financeiramente e em 50% dos casos o modelo de comercialização é realizado pelo B2C.
Sobre as áreas de impacto dos negócios, o estudo apontou que das empresas mapeadas, 49% são da área de cidadania, 23% cidades, 37% educação, 17% saúde, 49% tecnologias verdes e 11% finanças.
Em relação à intenção de impacto, 78% dos negócios explicam seu propósito de impacto na Missão, Visão e Valores Institucionais e 23% detalham seu propósito no contrato social ou estatuto.
Os recursos captados em 45% dos negócios vieram através de doações e em 33% nunca receberam financiamento. A fonte de recursos em 45% veio de recursos próprios dos sócios/fundadores, 20% de amigos ou familiares e 14% das incubadoras.
Quando perguntadas sobre aceleração e incubação, a pesquisa apontou que 33% das empresas foram aceleradas apenas 1 vez e 13% mais de uma vez.
Para conferir a pesquisa completa, acesse o Mapa de Negócios de Impacto do Nordeste 2022 na página oficial da INTR3S.