Com mais de 200 startups e dois dias de programação intensa, o maior evento de inovação do Nordeste foi além da tecnologia e mostrou que negócios de impacto socioambiental também são protagonistas.

Nos dias 3 e 4 de julho, Teresina (PI) recebeu a terceira edição do NEON — Nordeste On —, considerado o maior evento de inovação do Nordeste. Com mais de 200 startups participantes e um público diverso, o evento é uma iniciativa do Sebrae para fortalecer a conexão entre empreendedores, lideranças do ecossistema de inovação, agentes públicos, pesquisadores, universidades, investidores e empreendedores de toda a região.
Com uma programação que incluiu palestras, arenas temáticas, coworkings, mentorias e rodadas de pitchs, o NEON 2025 também foi palco para iniciativas voltadas à sustentabilidade, à inclusão e ao desenvolvimento de comunidades, evidenciando que o impacto social e ambiental tem cada vez mais protagonismo no ecossistema de inovação nordestino.
Impacto e Inovação Conectados
Entre as iniciativas que marcaram presença no evento, a Cacaus Biocosméticos, da Bahia, apresentou uma solução que reaproveita a polpa do cacau, geralmente descartada, para criar loções com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. “Isso gera impacto ambiental ao reduzir o desperdício e também impacto social, criando nova fonte de renda para os produtores de cacau”, destacou Fábio Neves, fundador da startup. A presença da marca no evento também representa uma integração entre estados nordestinos: “A Bahia está distante do Piauí, mas aqui a gente se sentiu muito próximo. As pessoas entendem o conceito do nosso negócio e isso é muito significativo para nós”, completou.

Outro exemplo de solução com base em bioeconomia foi apresentado pela Buriti Bioespuma, do Piauí, que se destacou no evento com uma proposta centrada no aproveitamento de recursos locais. A startup desenvolve painéis acústicos e térmicos utilizando a fibra de buriti, planta nativa do Cerrado e da Caatinga, valorizando o potencial ecológico e produtivo da região. Além de ser uma alternativa sustentável a materiais industriais convencionais, o produto também atua na promoção da economia circular e na valorização da cadeia extrativista local. “Estar no NEON tem sido uma forma de difundir a sustentabilidade em três frentes: ambiental, social e econômica. Trazemos valor para a produção local e expandimos nosso conhecimento científico e de mercado para outros estados do Nordeste”, explicou Renato Cosse, um dos fundadores.
Representando o Maranhão, a Nalla Lab Criativo participou como uma das startups fomentadas pelo programa Startup NE, programa de fomento do SEBRAE para negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste. Nascida a partir da experiência de sua fundadora na elaboração de projetos culturais, a plataforma surgiu da dificuldade em encontrar profissionais qualificados para atuar nessas iniciativas. A partir disso, foi criada uma plataforma que conecta cultura, criatividade e inovação em um ecossistema voltado para impulsionar agentes culturais e criativos da região. “O NEON é uma vitrine para a gente divulgar o nosso trabalho, captar pessoas e ampliar as redes que fortalecem nosso propósito”, afirmou Anny. Estar no evento representa, para a Nalla, uma oportunidade de tornar seu ecossistema mais visível e atrair novas parcerias para fortalecer o setor cultural com soluções sustentáveis e colaborativas.
Entre as iniciativas que trabalham a valorização de saberes tradicionais, a Renda Renascença, da Paraíba, levou ao evento uma experiência de troca através do fazer manual. Marlene Vital, que integra o CRENÇA (Centro de Referência da Renda Renascença), uma loja colaborativa que articula rendeiras de cinco municípios da região, conta que o NEON foi uma oportunidade de compartilhar e também de aprender. “Estou levando uma carreta de experiência com tudo que está acontecendo aqui. Ganhei muito e também doei meu conhecimento. É um trabalho de troca com outras mulheres e também com quem não conhecia nosso ofício”. A participação no evento ampliou a visibilidade da renda renascença e reafirmou seu papel como expressão viva da cultura nordestina e ferramenta de desenvolvimento social.
Palco Impacto: conversas que vão além dos negócios
Ao longo da programação, o Palco Impacto também promoveu reflexões fundamentais sobre desenvolvimento sustentável, economia local e os desafios atuais. Em uma das mesas, representantes de diversas iniciativas discutiram como a identidade dos territórios pode gerar valor e diferenciar produtos, unindo inovação e tradição. Em outro momento, especialistas debateram a realização da COP30 no Brasil, explorando caminhos para ampliar o protagonismo dos negócios de impacto no país e reforçando o papel estratégico do Nordeste na agenda climática.
O NEON 2025 reafirmou que o Nordeste é, de fato, solo fértil para a inovação, e que o impacto também é tecnologia, rede, e identidade. Para quem empreende com propósito, o evento foi mais que um palco: foi um ponto de encontro entre ideias, territórios e futuros possíveis. Negócios com DNA nordestino, diversidade geracional e soluções sustentáveis mostraram que a inovação da região é plural, conectada e possui grande potencial para transformar realidades.
Encerrando sua terceira edição, o evento deixa um saldo positivo de conexões, aprendizados e articulações para os ecossistemas locais. Em 2026, o NEON segue seu percurso pelo Nordeste e tem como próximo destino a cidade de Maceió, em Alagoas.

Hidelgann Araújo é um estrategista de comunicação e mobilizador do terceiro setor, premiado pelo Anthem Awards e com o selo de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Sua paixão pela criatividade e articulação de comunidades e histórias se traduz em uma trajetória que reflete a comunicação como uma ferramenta para gerar impacto social. Já colaborou com Canal Futura, Co.liga, Greenpeace, Politize!, SOMA+ e UNICEF, fortalecendo a sinergia do coletivo e valorizando a pluralidade como base para a inovação.
Hidelgann faz parte da Rede Impacta Nordeste.






