Impactô ODS oferece mentorias a organizações da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Estão abertas até 18 de novembro, as inscrições para o Programa de Aceleração Social Impactô ODS 2025, realizado pelo Instituto Neoenergia em parceria com o Instituto Ekloos. Serão selecionadas 18 organizações de nove estados (BA, MT, MG, PB, PR, PE, PI, RN e SP) que vão receber mentoria de oito meses, e recursos de até R$ 120 mil distribuídos entre todas as vencedoras. As inscrições e os detalhes do edital estão disponíveis no site do Programa de Aceleração Social Impactô.
O objetivo é fortalecer organizações da sociedade civil, associações comunitárias, grupos coletivos e negócios sociais de municípios dos estados selecionados. Para participar, as iniciativas devem contribuir com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Serão admitidas inscrições de organizações que realizem atividades nas áreas de educação, cultura, direitos humanos, capacitação profissional, saúde, esporte, assistência social, meio ambiente, entre outras.
Além das mentorias individuais, os gestores participarão de formações coletivas com temas sobre estruturação de projetos e negócios socioambientas, comunicação e captação de recursos.
“O principal objetivo do Impactô ODS é contribuir com o desenvolvimento de iniciativas que ajudem na redução das desigualdades sociais, alinhadas aos ODS da ONU. Nosso intuito é apoiar a formação dos gestores que lideram essas ações, proporcionando a eles um aprofundamento nos conhecimentos sobre gestão, projetos, marketing, inovação e negócios”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Sobre o Instituto Neoenergia
Integra o investimento social privado da Neoenergia, com o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com a redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG. O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2023, beneficiou quase 350 mil pessoas.