Conquistas e Avanços do Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto no Brasil

3 de outubro de 2019

Fonte: https://aliancapeloimpacto.org.br/publicacoes/

A Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto tem como objetivo ativar o ecossistema de impacto no Brasil através do mapeamento, conexão e apoio a agendas e atores estratégicos. No ano de 2015, ainda sob o nome de Força Tarefa de Finanças Sociais, a Aliança lançou 15 recomendações para fazer avançar esse campo até 2020, como fruto de um amplo trabalho de escuta e colaboração com diversos atores nacionais e internacionais.

A expectativa dessas recomendações é desenvolver quatro dimensões ao mesmo tempo: aumento e qualificação do número de Negócios de Impacto no Brasil; ampliação da oferta de capital e diversificação de instrumentos financeiros para fomento dos negócios de impacto; fortalecimento de organizações intermediárias que conectam e apoiam empreendedores e investidores; promoção de um macro ambiente favorável, com lideranças nos setores público e privado comprometidas com a criação de marcos regulatórios direcionados à expansão do tema.

Como norteadores, as recomendações contemplam ainda metas e atores a serem engajados, como por exemplo, famílias de alta renda, líderes de fundações, docentes e profissionais em formação na Academia, gestores público.

Em 2018, a Aliança estruturou uma plataforma que convocou as organizações a registrarem iniciativas inovadoras que começaram ou tiveram resultados efetivos no ano. Agradecemos às 67 organizações que participaram reportando 146 iniciativas. Considerando que 78% das ações registradas tinham co-realizadores (chegando em alguns casos a mais de vinte), é notável a entrada e aproximação de diversos atores em torno dos Investimentos e Negócios de Impacto. Muito obrigado a todos(as) que se dedicaram ao tema no ano passado e aceitaram compartilhar suas iniciativas e nos ajudar a contar essa história.

Este relatório de 2018 mostra alguns do avanços e conquista do Ecossistema de negócios de impacto no Brasil.

Baixe aqui o relatório e confira a pagina da Aliança pelos investimentos e negócios de impacto.