Nesta série especial do Portal Impacta Nordeste, vamos apresentar as empresas aceleradas na 1ª edição do programa Impulsio.ne Saúde. Conheça a história dos participantes, seus desafios e planos para consolidar os seus negócios e o impacto que desejam realizar em seus territórios.
A Obmed, iniciativa do Piauí, precisava validar uma solução para oferecer telemedicina assistida a preços populares no interior do estado. Ao final do programa, os empreendedores implantaram o projeto-piloto e receberam um investimento semente de R$ 15 mil.
*Foto de capa: A Obmed + Saúde leva telemedicina assistida para o interior do Piauí por meio de parcerias com laboratórios renomados nas cidades de José de Freitas, Esperantina, Miguel Alves e Lagoa Alegre.
Desde a pandemia de Covid-19, o negócio da telessaúde cresceu no mundo inteiro. De acordo com a Grand Research Reviews, em 2022, o mercado global já era grande: US$ 83 bilhões; e promissor: tinha perspectiva de crescimento anual de 24% de 2023 a 2030. No Brasil, com a aprovação da Lei nº 13.989/2020 ainda no contexto da pandemia, e mais tarde da Lei 14.510/2022, que regulamenta a telessaúde como modalidade de prestação de serviços aos pacientes à distância, o mercado nacional que existia também entrou em expansão.
Observando esse cenário, os empreendedores piauienses Aloisio Araújo e Gibran Melo criaram a Obmed, uma plataforma que oferece diversos serviços de saúde, desde consultas médicas, a exames laboratoriais e de imagem, com preços populares no estado do Piauí. O modelo inicial de negócio atendia o público com auxílios, planos corporativos e planos psicológicos.
Apesar de Teresina, capital do Piauí, ser um polo de serviços de saúde para toda a região, no interior do estado essa realidade é diferente. Grande parte desses municípios carece de serviços médicos, fazendo com que muitas pessoas tenham que se deslocar para a capital em busca de atendimento médico. Em muitos casos, para consultas simples, o que acaba gerando altos custos para os pacientes de baixa renda.
Diante desse desafio, em 2023, os empreendedores decidiram lançar um novo produto: a telemedicina assistida. Trata-se de uma modalidade em que o paciente pode se conectar com o profissional de saúde usando uma plataforma telessaúde, mas conta com o auxílio de um profissional para ajudar a acessar o serviço e dar possíveis encaminhamentos após a consulta. O fato de ter o auxílio de um profissional é fundamental para que pessoas de baixa renda, com pouca familiaridade no uso de plataformas tecnológicas, possam acessar o serviço de forma mais prática e humanizada.
A Obmed já pesquisava sobre esse mercado e, com o objetivo de transformar o acesso a consultas e exames para residentes de cidades do interior do Piauí e de outros estados da região Nordeste, lançaram a Obmed+Saúde. Além do acesso, a Obmed queria oferecer atendimento humanizado e um acolhimento realizado por enfermeiros ou técnicos de enfermagem.
Para validar essa solução, a empresa decidiu se inscrever no edital do Impulsio.ne Saúde, lançado no primeiro semestre de 2023. Depois de defender a ideia durante o demoday, a Obmed foi selecionada como uma das 6 finalistas que participariam da fase de aceleração.
Validando o modelo de negócio
O início da jornada da Obmed no programa Impulsio.ne Saúde consistiu em conhecer melhor o modelo de negócio que os empreendedores já tinham e a nova solução que gostariam de lançar no mercado. Entre os objetivos-chave definidos, estavam criar pesquisas de avaliação e validar o produto com foco na experiência do usuário e buscar parceiros comerciais. Um dos principais desafios foi projetar a implantação da clínica virtual, onde os pacientes seriam atendidos.
Durante o primeiro trimestre, a equipe sentiu a necessidade de fazer pesquisas mais específicas e buscou parcerias com universidades e com uma empresa especializada em diagnosticar oportunidades na área da saúde. A partir dessas avaliações, percebeu que não seria interessante implantar uma clínica virtual, mas buscar parcerias com laboratórios ou governos locais. De acordo com Aloísio, o mercado da saúde no principal polo piauiense estava muito saturado e, por esse motivo, foi importante abranger o interior para alcançar mais pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Passamos a enxergar o público e não apenas o mercado”, afirma o CEO, em sintonia com o impacto social necessário na região, onde 41% dos moradores veem a saúde como um problema (GLOBO; IPEC, 2022).
Na fase final da aceleração, a Obmed registrou avanços importantes no planejamento dos serviços e na validação do modelo de negócio da telemedicina assistida, alcançando parcerias com laboratórios e a implantação da cabine de atendimento em um deles, o caminho mais viável financeiramente para o negócio. Foram realizadas vendas avulsas de consultas e aplicadas pesquisas de satisfação para entender a percepção dos usuários sobre os serviços que estavam sendo oferecidos. A empresa também conseguiu avançar na estruturação da estratégia de comunicação e marketing, além de prospectar empresas para a área de psicologia e de pequeno porte para planos individuais.
Aprendizados e próximos passos
Ao longo do processo, a maturidade da equipe teve um crescimento evidente, bem como a criação de soluções alinhadas com as demandas do mercado e a constante prospecção de clientes.
“O resultado mais positivo foi ter criado coragem para ter um novo modelo de negócio. Era uma insegurança nossa investir na telemedicina assistida, que é uma inovação no Nordeste, mas aprendemos a correr riscos calculados e hoje temos um modelo de negócio que consegue impactar o nosso público. Estamos nos sentindo seguros”, reforçou Aloisio.
Com novas parcerias realizadas e um novo serviço modelado durante os seis meses de aceleração, a Obmed enxerga um futuro de expansão e mais impacto na saúde local do interior do Piauí. Desde o início da jornada, 50 pacientes foram atendidos pela telemedicina assistida.
A empresa pretende utilizar o investimento semente do Impulsio.ne Saúde (R$ 15 mil) em estratégias de comunicação e marketing, principalmente para traçar abordagens mais assertivas na captação de clientes e melhorar os canais de venda. Dar assistência humanizada, com baixo custo, para transformar vidas e continuar crescendo é, agora, o principal caminho que a empresa quer seguir.
¹Guia Metodológico para Programas e Serviços em Telessaúde. Ministério da Saúde, Brasília, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_metodologico_programas_servicos_telessaude.pdf
Quer conhecer mais sobre as iniciativas aceleradas no Impulsio.ne Saúde? O Portal Impacta Nordeste vai apresentar cada uma das empresas em uma série de matérias especiais. As reportagens vão contar as histórias dos participantes, seus desafios e planos para consolidar os seus negócios e o impacto que desejam realizar nas suas comunidades. Semana que vem vamos conhecer mais sobre a JO+ Absorvente Dérmico, solução desenvolvida pela empreendedora Nilza Carla para dar mais qualidade de vida para pacientes gastrostomizados.