Palestras

Selecionamos conteúdos para você ficar por dentro do que mais importa sobre Negócios de Impacto, ONGs e Responsabilidade Social.


Pedro Verda aborda a escola como espaço de vanguarda social, estimulando os educadores a abrirem espaço para criatividade, diálogo e erro, uma vez que negar este último é boicotar o novo. Jornalista e apaixonado pela educação, decidiu transformar momentos simples em experiências incríveis de troca e aprendizado e hoje atua como Gestor de Educação do Porto Social. É fundador de um estúdio criativo voltado para Projetos Estratégicos e Disseminação de Conhecimento que possam impactar positivamente a comunidade a partir da empatia, sustentabilidade e experiências significativas.


Emanuelly Oliveira, fundadora da Social Brasilis, conta sua trajetória no mundo do empreendedorismo social e como a atuação em rede pode ajudar a transformar vidas.


Senadores da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) debatem perspectivas e desafios dos negócios de impacto social. Participam da audiência representantes do poder público, de institutos e de entidades da sociedade civil.


O Programa Acorda recebeu Haroldo Rodrigues da In3citi e Darline Oliveira, Coordenadora de Relações Corporativas da Diageo. A conversa abordou diversos temas sobre empreendedorismo e projetos sociais, assim como a recém estabelecida RIS – Rede de Investidores Sociais no Nordeste do GIFE.


A Aupa, veículo jornalístico focado no ecossistema de impacto socioambiental, produziu a webseries “EU ERREI”, onde empreendedores sociais de destaque compartilharam os principais erros cometidos ao longo de suas jornadas empreendedora. Você pode conferir os outros episódios no canal da Aupa no Youtube.

Este episodio é sobre a Hand Talk, negócio social que nasceu em Maceió, e foi pioneira ao criar uma solução digital de acessibilidade a deficientes auditivos. Mas demorou para os potenciais clientes enxergarem como negócio, não como filantropia. “A gente precisou mostrar para as empresas que acessibilidade é uma oportunidade” disse Ronaldo Tenório, CEO e fundador da Hand Talk, em entrevista para o Eu Errei.


Como viver em um mundo sem desigualdade social? Neste filme, também disponível na Netflix, Empreendedores do Brasil, da Índia e do México encontraram uma alternativa: construir um novo capitalismo, mais justo e humano, com negócios lucrativos e, ao mesmo tempo erradicar a pobreza.


Nesta TEDx Talk, Mara Mourão fala sobre empreendedorismo, inovação, ética, valores e propósito. Ela mostra porquê os cidadãos devem “arregaçar as mangas” e trabalharem para a redução das desigualdades. Mara Mourão é diretora e roteirista. Já ganhou diversos prêmios, o último de Melhor Documentário, concedido no Festival Internacional Washington, nos Estados Unidos, ao filme “Quem se Importa”, que recomendamos muito! Clique aqui para conferir o trailer.


Por que empresas, e não só organizações sem fins lucrativos, ONGs e governos, devem colaborar para solucionar os maiores problemas da sociedade? Michael Porter admite que, como professor de administração, é suspeito para discutir o assunto, mas deseja que você escute seus argumentos sobre deixar empresas tentarem resolver problemas enormes como mudanças climáticas e acesso à água. Por quê? Porque quando empresas solucionam um problema, elas têm lucro – o que permite que a solução cresça.


“O único jeito de obtermos considerável progresso em relação aos problemas desafiadores da nossa época é ter empresas que administrem as soluções”, diz a estrategista de impacto social, Wendy Woods. Em uma palestra sobre dados compactados, Woods compartilha um jeito novo de ter acesso ao impacto que todas as partes de uma empresa podem causar a todos os elementos de uma sociedade e, então, ajustá-las para que não só causem menos danos, mas que, na verdade, também otimizem as coisas. Saiba mais sobre como os executivos podem passar da responsabilidade social corporativa para o “impacto social total” – para o benefício tanto do resultado final da empresa como da sociedade.


O canal “Elaborando Projetos” traz muitas informações práticas para quem quer criar uma ONG e elaborar projetos do terceiro setor. Nesta Live, são abordadas algumas questões como: O que é o terceiro setor? Como fundar uma ONG? O que você precisa saber para transformar o seu projeto em uma associação sem fins lucrativos.