A Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Colmeia Social estão realizando uma chamada pública de projetos aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos do Idoso para receber recursos incentivados em 2023
As organizações sociais cujos projetos estejam aprovados pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho do Idoso no Brasil inteiro podem se inscrever até o dia 28 de setembro, na plataforma Incentivados, para concorrer aos recursos do Grupo Telefônica Vivo, geridos pela Fundação Telefônica Vivo.
A chamada pública tem o propósito de identificar iniciativas que contribuam para a inclusão digital e acesso às novas tecnologias aos adolescentes e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social nos municípios brasileiros. Iniciativas que favoreçam a inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo, envelhecimento ativo também serão consideradas.
Jovens engajados
Segundo o livro ‘O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia?’, publicado em 2021, os adolescentes e jovens adultos tendem a ter um engajamento maior em Ciência e Inovação quando reconhecem a dimensão dos impactos na sociedade.
A pesquisa divulgada no livro e realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com jovens entre 15 e 24 anos de idade, mostra que 67% manifestaram interesse ou muito interesse por Ciência e Tecnologia. Além disso, o estudo revela que os jovens reconhecem a importância da educação pública e o papel de professores e cientistas de universidades e institutos de pesquisa.
Envelhecimento ativo
Já em relação aos idosos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que é a população que mais aumenta no Brasil, com taxas de crescimento de mais de 4% ao ano para a década de 2012 a 2022, representando, um incremento médio de mais de 1 milhão de pessoas idosas por ano.
Com isso, empregar pessoas maduras no mercado de trabalho é uma realidade nas empresas que valorizam a diversidade. Um estudo da Fundação Seade aponta que, no estado de São Paulo, 26% das pessoas com 60 anos ou mais estavam no mercado de trabalho em 2022. Essa porcentagem é superior à observada para o país, de 24%.
Produção técnica
A chamada pública junto aos Conselhos de Direitos da Criança, Adolescente, Conselhos do Idoso e organizações sociais é promovida pela Colmeia Social, organização fundada em 1975, que tem o propósito de contribuir para a promoção dos direitos do público infanto-juvenil e sênior. A entidade realiza a capacitação dos Conselhos de Direitos, estrutura editais e programas para que as empresas realizem de forma estruturada a destinação dos recursos aos Fundos Municipais da Criança, Adolescente e Idoso.
Participação
O prazo de inscrição segue até o dia 28 de setembro e são elegíveis todos os Conselhos Municipais do Brasil, cujas iniciativas propostas já tenham sido avaliadas e aprovadas para receber recursos conforme previsto na legislação.
São projetos com foco em empreendedorismo, inovação tecnológica, inclusão digital para adolescentes e idosos, além de projetos voltados para o envelhecimento ativo da população idosa.
A inscrição é realizada por meio da plataforma Incentivados, na qual é possível realizar o cadastro institucional e a submissão de toda a documentação. O resultado final será divulgado em dezembro de 2023. As inscrições são gratuitas, exclusivamente pela plataforma Incentivados neste link.