ONGsPolíticas Públicas

Posse e instalação do CONFOCO fortalece parcerias entre sociedade civil e administração pública

1 mins de leitura

Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (CONFOCO) realiza cerimônia de posse e apresenta sua agenda para fortalecer parcerias entre órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

*Foto de capa: Divulgação/Secretaria-Geral da Presidência da República

Nos dias 18 e 19 de dezembro, a Secretaria-Geral da Presidência da República promoveu a Cerimônia de Posse e Instalação do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (CONFOCO). O evento de posse e primeira reunião ordinária do Conselho ocorreu no Auditório do Subsolo do Ministério da Gestão e Inovação e Serviços Públicos, em Brasília-DF.

O CONFOCO é um órgão colegiado paritário de natureza consultiva, integrante da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência da República. Criado pelo Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, e implementado pelo Decreto nº 11.661, de 24 de agosto de 2023, o Conselho tem como objetivo divulgar boas práticas, propor e apoiar políticas e ações destinadas ao fortalecimento das relações de parceria das organizações da sociedade civil com a administração pública federal.

As organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais que tomaram posse foram selecionados conforme Edital de Seleção, lançado no 19 de setembro de 2023. Compõem o conselho as seguintes organizações: Rede Unisol Brasil; Fundação Grupo Esquel Brasil; FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas; Vetor Brasil/Instituto Gesto; EcoVida – Instituto EcoVida; ELO – Ligação e Organização; NEATS – Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor; OSC Legal Instituto; Plataforma MROSC/DF; IACP – Instituto Antonio Carlos Pipponzi; GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas; Cáritas Brasileira; MCD – Movimento por uma Cultura de Doação; Complexo Pequeno Príncipe; Associação Cultural Casa do Beco; MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; CDJBC – Centro de Assessoria e Serviço aos Trabalhadores da Terra Dom Joé Brandão de Castro; UNICOPAS – União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias; Instituto Atuar; ABONG – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

Confira como foi a mesa de abertura da CONFOCO

Para saber mais e acompanhar o trabalho do CONFOCO, acesse o site: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/confoco.