As inscrições vão até o dia 30 de novembro. Os ganhadores receberão aporte de 40 mil euros, além de apoio de especialistas para ampliarem o alcance dos seus projetos
A Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que apoia iniciativas com grande potencial de impacto na sociedade, está com inscrições abertas para a sétima edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, que conta com a colaboração do IE University como parceiro acadêmico. Até 30 de novembro, os interessados poderão inscrever projetos com capacidade de transformação social, que concorrerem ao aporte financeiro de 40 mil euros.
O prêmio é global e conta com a participação do Brasil, outros países da América Latina, Europa e os Estados Unidos. “A inovação social desempenha um importante papel como motor de transformação, promovendo mudanças que a nossa sociedade espera e necessita. Os Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social são uma forma de apoiarmos e promovermos esses empreendedores sociais que podem melhorar a vida das pessoas”, explica Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Os interessados devem submeter propostas de projetos em três categorias distintas, que são as seguintes:
- Mobilidade Segura e Sustentável, com soluções para ajudar a tornar as sociedades mais seguras e para prevenir lesões em acidentes de trânsito;
- Economia sênior, promovendo iniciativas que ofereçam soluções à população de 55 a 75 anos em determinadas áreas, como treinamento e emprego, proteção social, lazer, habitação, infraestrutura etc.;
- Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health), com projetos que contribuam para uma vida mais saudável e ajudem na prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de doenças.
Os finalistas ganharão ainda uma viagem para Madri, na Espanha, onde terão a oportunidade de apresentar o projeto final para uma banca examinadora com a presença de especialistas e potenciais financiadores. Além disso, os vencedores terão acesso a um orientador especializado em apresentação, comunicação, relações públicas e impulsionamento de projetos de inovação social, além de receber um prêmio em dinheiro.
Na edição anterior, três brasileiros foram finalistas do prêmio em diferentes categorias. Em Saúde e Tecnologia Digital (e-Health), a finalista foi a catarinense Altrum, que torna cirurgias complexas mais seguras e acessíveis através de dispositivos cirúrgicos desenvolvidos para cada paciente, utilizando impressão 3D. Já na de Mobilidade Sustentável, foi o paranaense Seebot – Smart Mobility Solutions, um semáforo inteligente que auxilia pessoas com deficiência visual a atravessarem a rua com segurança. Por último, na categoria Economia Sênior, destacou-se a plataforma Talento Sênior, desenvolvida em São Paulo, que tem como objetivo reintegrar idosos ao mercado de trabalho.
O processo de inscrição será online, no site oficial da premição, e estará aberto até às 23h59 de 30 de novembro de 2023. O sistema permite abrir o formulário de inscrição e salvar. Desta forma, os candidatos poderão completá-lo em diferentes momentos, e realizar seu envio, desde que a fase de inscrição ainda esteja aberta.