Ícone do site Impacta Nordeste

Primeiro Encontro Brasileiro de Urbanismo Social será realizado em Recife

Evento vai reunir diferentes atores em Recife e traz palestrantes brasileiros e latino-americanos para debater os principais temas do urbanismo social

Disseminar o conceito do Urbanismo Social, reunindo os diversos agentes produtores do espaço urbano para discutir a construção de cidades justas, inclusas e sustentáveis. É com esse objetivo que acontece de 9 e 12 de maio, o I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades Brasileiras em Perspectiva. O evento será realizado em Recife, Pernambuco, cidade escolhida por reunir um variado acervo de iniciativas inspiradas no urbanismo social.

Entre os temas debatidos no encontro estarão: o déficit habitacional, as altas taxas de violência urbana nas cidades brasileiras, a questão da violência de gênero e contra a população LGBTQIA+, o racismo e a desigualdade de acesso a serviços básicos e oportunidades que as urbes podem e devem oferecer, inclusive numa dimensão subjetiva da vida social.

Além de levantar alguns dos temas mais recorrentes na área do urbanismo social e que caracterizam os projetos em que os seus propositores estão envolvidos, em 23 cidades brasileiras de 8 diferentes estados, o evento também pretende disseminar o conceito do Urbanismo Social, reunindo os diversos agentes produtores do espaço urbano, fortalecer o debate e as agendas em torno da construção de uma sociedade socialmente justa e fomentar os debates sobre a importância da incorporação dos princípios e premissas do urbanismo social em novos projetos de intervenção urbana.

Leia também: Virada da Habitação reúne sociedade civil para debater moradia digna

A programação contará com a presença de nomes como: Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia; Sérgio Fajardo, ex-prefeito de Medellín; Carmen Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de São Paulo (MTST/SP); Katia Mello, copresidente da Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios; Aline Cardoso, secretária de Trabalho e Qualificação da Prefeitura de São Paulo; Gustavo Leal, especialista em Segurança Cidadã do PNUD/Uruguai; Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper/SP; Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e de Paula Mariano, subsecretária de Integração Social e Habitat do Instituto de Habitação do Ministério do Desenvolvimento da Argentina.

O encontro está sendo promovido pela Rede Brasileira de Urbanismo Social e pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). Além de contar o patrocínio da Prefeitura do Recife, a Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, Viana & Moura e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que também sedia o evento.

Os detalhes do evento e as inscrições, que são gratuitas, podem ser acessados no link:  https://www.even3.com.br/encontro-brasileiro-de-urbanismo-social/.

Sair da versão mobile