Programa promovido pelo MCTI e pela Finep que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, está com inscrições abertas nos estados da BA, PB, SE, MA e RN.
Empreendedores dos estados da BA, PB, SE, MA, RN e de outras regiões do país já podem se inscrever no Programa Centelha. A iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. As inscrições devem ser feitas no site oficial do programa.
O progama tem como objetivos estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoiar, por meio de recursos financeiros (não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos de cada estado.
Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.
A quantidade de projetos apoiados e o montante total de recursos aportados variam de acordo com o edital de cada estado. Os recursos disponibilizados destinados à subvenção econômica para cada projeto é de até R$ 40.000,00 com recursos FNDCT/FINEP mais os recursos oriundos dos respectivos estados.
Podem se inscrever pessoas físicas domiciliadas no estado de inscrição, que tenham 18 anos completos ou, no caso de menor, que sejam legalmente emancipados, na data de publicação do Edital do estado em questão, e que apresentem uma ou mais ideias inovadoras. Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia. A Constituição da Empresa, no entanto, será necessária caso a ideia seja aprovada na Fase 3 do Programa Centelha. Podem participar empresas sediadas no estado de inscrição, que atendam às condições previstas no edital.
Etapas do programa
O Programa Centelha é composto por 5 diferentes etapas: Fase 1; Fase 2; Fase 3; Abertura da empresa e contratação; e Acompanhamento.
As três primeiras fases, juntas, compõem o processo de seleção das ideias inscritas pelos proponentes. Ao final da seleção, são divulgados os projetos aprovados no Programa, que, então, serão contratados por cada estado. Concluídas as contratações estaduais, inicia-se a última etapa, na qual as empresas selecionadas passarão por um período de acompanhamento, recebendo recursos financeiros, diversas capacitações, descontos e créditos junto a empresas parceiras, além de apoio para network.