Programa da Fundação Maria Emília em parceria com a Johns Hopkins University vai conceder até cinco bolsas integrais de estudo, mais ajuda de custo, para Mestrado em Saúde Pública nos EUA.
*Com informações de FME
Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Maria Emília (FME) e a JHU irão conceder até cinco bolsas integrais de estudo, mais ajuda de custo, para interessados em cursar o MPH, considerado um dos melhores do mundo.
O currículo rigoroso do programa prepara os alunos para se tornarem líderes em saúde pública, capazes de lidar com os atuais problemas de saúde global, por meio de abordagens multidisciplinares e aplicações práticas em projetos da comunidade local, na cidade de Baltimore e arredores.
O edital para o Mestrado de Saúde Pública da Johns Hopkins University já está disponível e as applications devem ser enviadas até o dia 01 de dezembro de 2023. Confira o edital completo, saiba mais sobre o MPH e faça a sua inscrição clicando aqui.
Os brasileiros aprovados (que tenham recebido carta de aceitação da JHU para o MPH 2024-2025) poderão concorrer a cinco bolsas integrais (50% custeados pela FME e 50% pela JHU), de acordo com os critérios abaixo:
- a) Ter sido aprovado no processo de seleção para mestrado em saúde pública da Johns Hopkins University (carta de aceitação);
- b) Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- c) Não possuir parentesco até o 3º grau de qualquer empregado(a) ou ocupante de cargo de Conselheiro ou da Diretoria da Fundação Maria Emília.
Documentos exigidos
O(a) candidato(a) selecionado(a) para o programa deverá preencher este formulário de candidatura e enviá-lo, obrigatoriamente, de 1º de fevereiro a 15 de março de 2024, incluindo ainda os documentos abaixo relacionados:
- a) Statement of purpose apresentado à JHU;
- b) Carta de propósito dirigida à FME;
- c) Termo de compromisso de contrapartida, dirigido à FME;
- d) Documento de identificação oficial com foto;
- e) Comprovante de residência atual;
- f) Currículo Lattes atualizado;
- g) Carta de aprovação no mestrado em saúde pública da JHU
A Carta de Propósito é uma redação em língua portuguesa, contendo até 1000 caracteres (com espaço), dirigida à Fundação Maria Emília.
O texto deve conter pelo menos:
- a) breve narrativa sobre sua trajetória pessoal e profissional;
- b) descrição da importância do mestrado em sua carreira e como pretende contribuir para a saúde pública brasileira com os conhecimentos e experiências vividas no curso;
- c) concluir, justificando porque merece ser contemplado(a) com a bolsa de estudos.
A contrapartida se constitui em um termo formal por meio do qual o(a) candidato(a) se compromete a realizar ações em prol da saúde pública brasileira. O texto deverá ser apresentado por escrito e precisa ser verdadeiro, viável e factível.
Critérios para a seleção
Atendidas as exigências descritas acima, os(as) candidatos(as) serão selecionados(as) para obtenção da bolsa de estudos a partir da análise e avaliação de seus documentos .
Se julgado pertinente, o(a) candidato(a) poderá ser submetido a entrevista por comissão de avaliação da FME.
Em meados de outubro, foi realizado um webinar informativo com a presença de professores da instituição e ex-alunos que puderam compartilhar sua experiência. O seminário virtual abordou detalhes do processo seletivo e do programa em si.
Sobre a FME
A Fundação Maria Emília(FME) é uma investidora social privada, sem fins lucrativos, com sede em Salvador, Bahia, que busca gerar impacto social positivo, potencializando os saberes nas áreas de educação e saúde, possibilitando a disseminação do conhecimento por meio de bolsas estudos, projetos de pesquisa, parcerias institucionais e internacionais, além de apoio a publicações. Em 2023, a FME completou 25 anos e, desde 2019, quando foi implementado um novo modelo de gestão, a instituição vem intensificando suas ações. Nos últimos cinco anos, a Fundação investiu R$20 milhões em projetos e bolsas de estudo, nas áreas de saúde e educação. Saiba mais em: http://mariaemilia.org.br/.