Ao todo, o programa pretende investir até R$ 10 milhões em 30 negócios sociais priorizando os comandados prioritariamente por empreendedoras negras e indígenas ainda nas regiões Norte e Nordeste.
Com a missão de apoiar e impulsionar negócios cujos produtos ou serviços resolvam problemas sociais e ambientais no Norte e Nordeste do Brasil, o Zunne – programa de investimentos de impacto – selecionou os três primeiros negócios de impacto socioambiental positivos para receber apoio financeiro na 2ª edição da iniciativa. Ao todo, o programa pretende investir até R$ 10 milhões em 30 negócios sociais priorizando os comandados prioritariamente por empreendedoras negras e indígenas ainda nas regiões Norte e Nordeste.
Como resultado da primeira rodada de negócios desta edição, finalizada no mês de agosto, o Zunne irá apoiar dois negócios que já estiveram na primeira edição. São eles: Sucrê, indústria cearense de snacks que promove a empregabilidade de mães que vivem em situação de vulnerabilidade, e a Um Grau e Meio, startup que utiliza tecnologias para detecção e redução de incêndios florestais na região amazônica. Como a primeira novidade dentre os negócios já apoiados pelo programa está a Vida BR, negócio de moda sustentável comprometida com o impacto social e ambiental por meio da produção de camisetas feitas a partir de garrafas PET recicladas. Empreendedores interessados em participar das próximas rodadas de seleção ainda podem inscrever suas iniciativas no site https://programazunne.com.br/negocios/.
O Programa Zunne é uma realização da Somos Um, Trê – Investindo com Causa e Yunus Negócios Sociais Brasil, organizações de apoio e fomento ao ecossistema impacto socioambiental positivo, em parceria com o Instituto Beja e com apoio da Fundação Tide Setubal e da Be The Earth Foundation.
Por meio do Zunne, qualquer pessoa interessada pode tornar-se um investidor de impacto e obter retorno financeiro ao mesmo tempo em que gera impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Através do programa, é possível fazer investimentos a partir de R$1.000 nos negócios selecionados. Para operacionalizar os investimentos, o Programa Zunne utiliza a plataforma Trê-Mova (https://treinvestimentos.mova.vc/#oportunidades), por meio da qual os três primeiros negócios selecionados já podem receber os investimentos.
Saiba mais sobre os primeiros selecionados para a 2ª edição do Zunne
Sucré (Ceará) – www.sucre.com.br
Indústria de snacks que promove a empregabilidade de mães que vivem em situação de vulnerabilidade. Além da geração de renda, oferece assessoria jurídica, atendimento psicológico e bolsa estudo para as colaboradoras.
Com o recurso recebido na primeira edição do programa, financiou a expansão da planta fabril e do quadro de colaboradoras, aumentando a sua capacidade de produção. O acesso ao capital com taxa de juros mais baixa e período de carência, ainda melhorou o fluxo de caixa e favoreceu seu crescimento.
Com o novo investimento, pretende fortalecer e aumentar o capital de giro da empresa, garantindo recursos adicionais para apoiar sua expansão nacional.
Um Grau e Meio (Região Amazônica) www.umgrauemeio.com
Através de tecnologias para redução de incêndios florestais e análises de impacto ODS, contribui para a preservação ambiental e a mitigação do aquecimento global. Utilizou o recurso da primeira edição do Zunne como capital de giro e para aumento de estoque nos prestadores de serviço de suporte, além da implantação de novos projetos. Com isso, conseguiu aumentar a disponibilidade do sistema, contribuindo para uma redução ainda mais significativa dos incêndios florestais no Brasil.
“O investimento do Zunne foi muito importante para possibilitar que a Um Grau e Meio investisse em crescimento, estendendo o impacto da empresa em todo o Brasil. Esse capital ajuda negócios de impacto nas regiões Norte e Nordeste a “irem além” do sufoco do dia-a-dia, oferecendo um caminho para que eles não apenas sobrevivam, mas prosperem e expandam”, afirma André Ruas, diretor financeiro da startup. Com o novo aporte, deve desenvolver novas aplicações e soluções na gestão de incêndios e investir em iniciativas para captação de clientes.
Vida BR (Ceará) – www.vidabr.com.br
Empresa de moda sustentável comprometida com o impacto social e ambiental, produzindo camisetas feitas a partir de garrafas PET recicladas. Comprometida com sua cadeia produtiva, já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas pertencentes às classes C, D e E. A marca surgiu após o sucesso de uma campanha solidária idealizada pelo publicitário Rafael Studart, de 38 anos, para ajudar moradores de Milhã, no sertão cearense, a 301 quilômetros da capital Fortaleza que, entre os anos de 2012 e 2014, enfrentaram a pior seca dos últimos 50 anos.
O sucesso da campanha Vida na Seca, que conseguiu arrecadar água e alimentos para mais de 200 pessoas na cidade de Milhã, fez com que Rafael largasse o emprego estável em uma agência e transformasse essa ideia numa marca. Com investimento do próprio bolso, nasceu a marca Vida BR, que une sustentabilidade e causas sociais. Ao longo de dois anos ele desenvolveu uma linha de camisetas, feitas de algodão orgânico e garrafas pet, cujas cores do desenho aparecem com a luz do sol. Parte da produção é realizada dentro do sistema prisional de Itaitinga, no Ceará. Além dos internos ganharem o salário, a cada três dias trabalhados, ganham redução de um dia de pena.
Outra preocupação da marca é de que parte do papel utilizado nos processos de produção das camisetas é reciclado e transformado em papel semente. Para isso, a VIDABR capacitou o Projeto Resgate, projeto que trabalha na recuperação de dependentes químicos, para reciclar o papel e transformar em papel semente. A venda do papel financiou o tratamento de mais 300 dependentes químicos.
Com o apoio do Zunne, a empresa pretende investir em estratégias de marketing e comercial para impulsionar as vendas e aumentar o impacto.
Resultados da 1ª edição do Programa
Ao todo, 98 negócios se inscreveram e 13 foram selecionados para receber investimento, provenientes de 197 investidores de diversos estados do Brasil. Dos negócios apoiados, 77% são liderados por mulheres, 15% por pessoas pretas e 7% por pessoas indígenas. Quanto à distribuição geográfica, 77% estão localizados na região Nordeste e 23% na Região Norte.
2ª edição do Zunne conta com duas trilhas de investimento
O “Zunne 2.0” inicia sua jornada com o objetivo de mobilizar R$10 milhões. Nesta segunda edição, o programa foi aprimorado e conta com duas trilhas de investimento: a Trilha Flora e a Trilha Pólen.
A primeira se destina a investimentos filantrópicos de até R$100 mil em empreendimentos que tenham faturamento anual entre R$200 e R$600 mil e é exclusiva para negócios liderados por mulheres, negras e indígenas. Esta iniciativa surge como resposta à necessidade observada na edição anterior, em que muitos negócios não puderam participar devido ao não alcance do faturamento mínimo.
“Não queremos deixar ninguém para trás; por isso, criamos a Trilha Flora, uma linha de investimento com um olhar ainda mais sensível para os negócios com menor faturamento, mas com grande potencial de crescimento. Nessa trilha, vamos dar exclusividade para mulheres negras e indígenas; é uma chamada afirmativa para contribuirmos com a igualdade racial”, pontua a fundadora e presidente da Somos Um, Ticiana Rolim Queiroz.
Já na Trilha Pólen, os negócios de impacto que ultrapassam o faturamento de R$600 mil anuais podem buscar empréstimos de até R$500 mil, com uma taxa de juros de 14,8% ao ano (equivalente a 1,2% ao mês), taxa menor que as praticadas por bancos de desenvolvimento. A trilha tem como prioridade negócios com liderança feminina e/ou liderados por pessoas pretas e indígenas.
Tanto para a Trilha Flora quanto para a Trilha Pólen, os empreendimentos interessados devem realizar inscrição prévia com informações sobre o negócio, incluindo dados financeiros e evidências de seu impacto social ou ambiental. Após essa etapa inicial, os empreendimentos passam por um processo de seleção, com até 10 sendo selecionados para a Trilha Flora e 20 para a Trilha Pólen.
Além do apoio financeiro, o Zunne oferece capacitação com especialistas nas áreas jurídica, financeira, de marketing digital e vendas, gestão de negócios e outras; auxílio e orientação na obtenção de acesso a capital em diferentes formatos, conexões com redes de potenciais clientes e parceiros e coleta de dados financeiros e de impacto para mensuração do impacto alcançado.
Para ser elegível para o programa, os negócios devem atender aos seguintes critérios:
1. Ser um negócio de impacto socioambiental positivo.
2. Reportar o seu impacto.
3. Ter o CNPJ registrado nas regiões Norte ou Nordeste do Brasil.
4. Apresentar um faturamento anual entre R$200 mil e R$600 mil para a Trilha Flora.
5. Apresentar um faturamento anual superior a R$600 mil para a Trilha Pólen.
Negócios com soluções relacionadas aos problemas enfrentados na Amazônia ou Caatinga serão priorizados.
Captação de Recursos
O Zunne tem estrutura Blended Finance. Ou seja, une capital filantrópico e investimento – recursos de grandes e pequenos investidores (pessoas físicas ou jurídicas). Na 2ª edição do programa, é possível fazer investimentos a partir de R$1.000.
Na prática, dos R$10 milhões previstos para a 2ª edição do programa, R$4 milhões são fruto de filantropia. Destes, R$1,5 milhões são direcionados para o fundo garantidor; 1,5 milhão para a Trilha Flora e R$1 milhão para a gestão do programa.
Para os doadores, estão disponíveis 4 cotas exclusivas: Cota Favo – R$100 mil, Cota Colmeia – R$250 mil, Cota Mel – R$500 mil e Cota Néctar – R$1 milhão. Os outros R$6 milhões que compõem o programa são aplicados pelos investidores.
Ao investidor, o programa oferece retorno de 10% ano sobre os aportes (equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) e premiação, além do fundo garantidor de inadimplência em até 25%. O prazo de carência é de seis meses e o retorno do investimento será em até quatro anos.
Os interessados em participar do Zunne – Programa de Impacto, como doador, investidor, mentor ou empreendedor, podem acessar o site programazunne.com.br.