ONGs

4a edição da campanha “Abrace o Semiárido” vai arrecadar recursos para construir cisternas para famílias carentes

2 mins de leitura

Campanha promovida pelo Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS tem a meta de construir 30 cisternas para famílias em situação de vulnerabilidade na zona rural na Paraíba.

No Sertão Paraibano, no período de estiagem, a dificuldade de acesso à água ainda é uma realidade na vida de muitas famílias. O sofrimento maior é principalmente das mulheres que precisam de água para garantir a alimentação da família.

Diante desta realidade, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS está promovendo a 4ª Edição da Campanha Abrace o Semiárido para arrecadar recursos no valor de R$ 78.000,00 (Setenta e oito mil reais) e apoiar o material para a construção de 30 cisternas para famílias carentes, da zona rural, que não têm garantida água de boa qualidade para o consumo humano.

A cisterna de placas é um reservatório que armazena água de chuva, captada através do telhado da casa. Tem capacidade para armazenar 16.000 mil de água. As edições anteriores (2017, 2018 e 2019) possibilitaram a construção de 69 cisternas. As arrecadações somaram um valor total de R$ 136.000,00 (cento e trinta e seis mil reais). Confira o relatório da campanha de 2019.

Para saber mais sobre a campanha e realizar a sua doação, clique aqui.

Sobre o CEPFS

A ONG CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que, desde 1985 trabalha na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no semiárido paraibano brasileiro. A organização tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades e famílias da região, com foco na captação e no manejo de água de chuva tanto para o consumo humano quanto para a produção de alimentos saudáveis. Conta com profissionais, estudantes e voluntários que, em parceria com associações comunitárias, ajudam na promoção da inclusão social com participação ativa dos moradores da região.

Ao longo de 35 anos de trajetória, a ONG acumulou várias conquistas, dentre elas o Selo de Inovação Social (2005 e 2009) através da participação no Prêmio de Inovação Social na América Latina e Caribe promovido pela CEPAL (órgão das Nações Unidas) e Fundação W.K. Kellogg que identificaram iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe, na área de desenvolvimento social.

Em 2018, 2019 e 2020, o CEPFS foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil nos critérios de Gestão e Transparência pelo Instituto Doar. Em 2020 recebeu pela terceira vez o Selo Doar de Gestão e Transparência conferido pelo Instituto Doar, auditoria independente de organizações não governamentais, desta vez conquistando 48 pontos dos 52 possíveis qualificando-se como organização certificada com o Selo A+.