Inauguração foi realizada no dia 6 de novembro, em parceria com o governo pernambucano. Empreendimento fica em Jaboatão, no Grande Recife.
*Com informações de Diário de Pernambuco e Ambipar
** Foto de capa: Hesíodo Góes/Secom
O grupo Heineken, em parceria com o Governo de Pernambuco e a empresa de gestão ambiental Ambipar, inaugurou no dia 6 de novembro seu primeiro centro de reciclagem de vidro no Brasil, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Com um investimento de R$ 8 milhões, a unidade processará milhares de toneladas de vidro anualmente, impulsionando o desenvolvimento sustentável no estado e consolidando Pernambuco como um polo atrativo para novos investimentos ambientais.
Este empreendimento faz parte do ecossistema de negócios Heineken Spin, sendo o primeiro centro de beneficiamento de vidro da marca no país. Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken, destacou a receptividade do estado como fator determinante para a escolha de Pernambuco. “A competência e o apoio do Governo foram essenciais, não apenas para o centro de reciclagem, mas para todo o investimento que a Heineken tem feito no estado desde 2023, promovendo desenvolvimento econômico com qualidade ambiental”, afirmou. O centro já está em operação e pretende expandir a captação de vidro em várias regiões do país.
Atualmente, o Brasil recicla apenas 20% do vidro produzido, deixando um potencial de 75% disponível para reciclagem. “Queremos coletar vidro onde quer que ele esteja — condomínios, prédios públicos, estabelecimentos comerciais. Não só em Pernambuco, mas em outros estados também”, reforçou Mauro.
Felipe Cury, Head de Pós-Consumo da Ambipar, ressaltou o papel da empresa em fortalecer a cadeia de reciclagem de vidro, promovendo educação ambiental e oferecendo melhores condições de trabalho para recicladores. “A Ambipar atua como elo essencial, apoiando cooperativas, conectando-as a operadores logísticos e recicladores. Com a parceria da Heineken, estamos animados em construir um futuro mais sustentável”, afirmou Cury.
Para a governadora Raquel Lyra a iniciativa tem grande importância para o Estado. “Para nós, do Governo de Pernambuco, é uma alegria enorme ter a oportunidade de apoiar uma iniciativa como a instalação deste hub. Nós temos a meta de fazer o nosso Estado voltar a ser gigante no Nordeste e no Brasil, mas de forma sustentável e sem deixar ninguém para trás. Por isso é tão importante garantirmos oportunidades para quem trabalha com reciclagem, ao mesmo tempo em que cuidamos dos nossos recursos naturais”, afirmou a gestora.
O centro de reciclagem ocupa um espaço já utilizado pela Ambipar para logística reversa, e a parceria deve se expandir para outros estados. A Bahia é o próximo estado a receber uma unidade ainda este ano, seguida pelo Espírito Santo, com planos para outros três estados no próximo ano.
Economia Circular e Impacto Social
Com foco no tratamento de embalagens de vidro pós-consumo, a unidade de Jaboatão promoverá um ciclo de circularidade ao vender o material reciclado para a indústria vidreira. A iniciativa prevê a geração de 60 empregos diretos e indiretos, além da integração de dez cooperativas de reciclagem do Recife, beneficiando aproximadamente 300 catadores.