A iniciativa busca fomentar estudos, pesquisas e diálogos estratégicos, fortalecendo atores regionais e impulsionando soluções inovadoras alinhadas à agenda climática. Além da produção de conhecimento, o edital busca mapear e fortalecer organizações do Nordeste que possam impulsionar o desenvolvimento econômico regional alinhado à agenda climática brasileira.
O Instituto Clima e Sociedade (iCS) abriu inscrições para um novo edital que busca selecionar projetos em até sete linhas temáticas, promovendo estudos, pesquisas e diálogos sobre a agenda de transição energética, industrial e de transportes. A iniciativa visa gerar conhecimento qualificado para decisões estratégicas, fortalecer articulações entre atores do setor e ampliar a visibilidade de soluções inovadoras para os desafios climáticos.
O edital conta com apoio financeiro da Itaúsa e busca, além da produção de conhecimento, mapear e fortalecer organizações do Nordeste que possam impulsionar o desenvolvimento econômico regional alinhado à agenda climática brasileira.
Linhas temáticas do edital
As propostas podem ser inscritas em até sete linhas temáticas, três das quais voltadas especificamente para a Região Nordeste:
- Tarifação de energia elétrica: busca soluções para alocação adequada dos custos do sistema, garantindo modicidade tarifária, justiça energética e expansão das fontes renováveis.
- Hubs de armazenamento de energia: análise do armazenamento como vetor de desenvolvimento de cadeias de valor para minerais críticos.
- Indústria de baixo carbono no Nordeste: identificação de cadeias prioritárias para atração de investimentos e incentivos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e educação.
- Sistemas de armazenamento de energia: estudo de modelos de operação do sistema elétrico brasileiro em contexto de restrição hídrica e curtailment.
- Impactos econômicos da transição: análise da dependência da renda e dos recursos fiscais provenientes do setor de óleo e gás e seus produtos.
- Modelos fiscais e incentivos: estudo de políticas para fomentar uma economia verde e justa no Brasil.
- Descarbonização do transporte de longa distância: avaliação dos limites e oportunidades do etanol e do biometano como alternativas sustentáveis.
Cada organização interessada pode se inscrever em mais de uma linha temática, sendo necessário submeter inscrições separadas para cada uma delas.
Prazos e etapas de seleção
- Lançamento da chamada: 09 de janeiro de 2025
- Prazo final para envio das propostas (1ª etapa): 07 de março de 2025, até 16h (horário de Brasília)
- Divulgação do resultado da 1ª etapa: 26 de março de 2025
- Resultado final: 23 de maio de 2025
Para mais detalhes sobre o edital e o processo de inscrição, acesse: https://climaesociedade.org/edital/apoio-a-estudos-e-iniciativas-para-a-transicao-energetica-e-industrial-verde-justa/
Sobre o ICS
O iCS é uma organização filantrópica que apoia iniciativas para o enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil, conectando financiadores internacionais e nacionais a parceiros locais. A rede de apoio do Instituto desempenha um papel estratégico na construção de soluções climáticas e na promoção de um desenvolvimento sustentável e de baixo carbono.