Nos desafios da atualidade surge um apelo para a readaptação, para a mudança e para o recomeço de uma nova jornada que foi alterada por fatores externos e por isso mesmo, que estão longe do nosso controle.
Como é de praxe do ser humano, a acomodação é um prato cheio no dia-a-dia. Nós nos acomodamos de verdade e quando recebemos um chacoalho da vida nos vemos vulneráveis e perdidos. É assim com a maioria das pessoas, a grande maioria mesmo.
Uma das grandes lições que uma jornada empreendedora ou de ensino/aprendizado focado na resiliência, na criatividade e na inovação, é justamente essa: a capacidade de se adaptar aos cenários de mudanças extremas.
Com todo o mundo, todo o mundo mesmo, tendo que estar em casa para evitar um colapso da saúde global, a situação do trabalho, da saúde física e mental e até mesmo das relações em casa passam por desafios. O que fazer para sobreviver e sair ileso dessa?
Separei algumas dicas de quem está tendo , assim como parte da população do planeta, que se adaptar a esses novos tempos, no caso eu.
1- Tenha rotina defina – É muito importante ter um guia, um plano da jornada para o trabalho. O que você pode fazer online todos os dias. Se você é empreendedor, isso pode ser mais fácil para você, pois reuniões e contatos com suas equipes podem ser feitas de forma remota, tal como a escrita de artigos, conteúdos, pesquisas e reuniões online com fornecedores/parceiros.
2- Separe o pessoal e o profissional – Cumpra suas atividades de trabalho do dia e faça outra atividade adaptada como exercícios físicos, por exemplo. Pesquise bons treinos de profissionais nas redes e tente seguir. Uma dica interesse é o Fitdance via Youtube, eficaz e que pode ser divertido.
3- Faça uma atividade criativa – Se você não é dos exercícios e nem do Fitdance (e tudo bem!), dedique-se a alguma atividade manual: costura, bordado, crochê, pintura, isso alivia a ansiedade e o estresse. Existem excelentes tutoriais no Youtube e no Pinterest, tente fazer. Ou apenas tente aprender algo novo via web-aulas. O YouTube é um campo rico de assuntos. Aprender programação, design gráfico ou até mesmo outro idioma, é super possível de ser feito online.
4- Saúde mental em primeiro lugar – Tenha momentos de pausa entre essa jornada e esses pontos acima. Medite, faça suas orações, escreva, leia, estude ou cuide de você. Momentos de ócio, lazer e cuidados de beleza são importantes também.
5- Fale com quem você ama – Interações virtuais via whatsapp, hangouts e etc, ou ligações diretas aproximam as pessoas de nós nesse momento. Contato humano, mesmo que virtual, vale muito.
Em meu blog pessoal, escrevi um artigo sobre 10 séries do Netflix que inspiram ao empreendedorismo e a inovação – você pode maratoná-las através desse link: http://www.manuoliveira.com.br/2019/12/10-series-do-netflix-que-inspiram-ao.html
Estamos todos juntos nessa.
Vai passar e será mais um desafio vencido em nossa história pessoal.
Até mais!
Emanuelly Oliveira é especialista em gestão de projetos sócio-educacionais. Possui 20 anos de experiência em movimentos sociais atuando em organizações nacionais e internacionais. Autora do TED Talk “Em Rede todos podemos ser empreendedores” realizado no TEDxBlumenau. É fundadora do Social Brasilis, negócio social que atua sobre a educação 4.0 e a tecnologia digital.