Edital do Fundo Positivo vai selecionar projetos de ONGs que atendem a população LGBTQIA+ com até R$40 mil reais.
O Fundo Positivo LGBTQIA+ vai apoiar organizações de todo o Brasil para que possam aprimorar as ações e democratizar o acesso à inclusão social de pessoas LGBTQIA+. O edital vai selecionar Organizações da Sociedade Civil que promovem a defesa de direitos, o acesso integral e equânime aos serviços de saúde, o acesso à justiça, mercado de trabalho formal, permanência e sucesso de pessoas LGBTQIA+.
O edital é destinado para todas as identidades, porém há uma ênfase para projetos destinados às letras “T” da sigla, em especial projetos inovadores que pensem em jovens, mulheres, população em situação de rua, imigrantes, profissionais do sexo, população negra, idosos e comunidades tradicionais e suas intersecções com a questão LGBTQIA+.
As propostas devem ser apresentadas por organizações da sociedade civil de base comunitária, que trabalham no campo dos Direitos LGBTQIA+, e que tenham no mínimo 1 (um) ano de constituição formal. Os projeto selecionados podem receber até R$40 mil reais.
Os projetos apresentados deverão contemplar prioritariamente:
- Ações de combate a LGBTIfobia em diversas esferas como: saúde, educação, trabalho, cultura, acesso à justiça e equidade social;
- Ações voltadas para saúde e direitos sexuais e reprodutivos de pessoas LGBTQIA+ e/ou para enfrentamento da violência contra essa população;
- Rede de apoio psicossocial/autocuidado, dando acesso a busca por recursos de saúde mental;
- Saúde da população idosa LGBTQIA+;
- Ações que propiciem o aumento da segurança alimentar para pessoas LGBTQIA+;
- Ações que fortaleçam iniciativas na esfera da cultura pensadas para pessoas LGBTQIA+;
- Ações que fortaleçam iniciativas e estratégias de empregabilidade para pessoas LGBTQIA+.
As inscrições seguem abertas até às 16:00 horas do dia 15/10/2021 e podem ser feitas diretamente na plataforma de gerenciamento de editais do Fundo Positivo. Clique aqui para acessar.