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Dia Internacional da Educação reflete sobre o papel da educação para um futuro mais sustentável

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Data foi criada em 2018 e este ano mostra as transformações que devem ser realizadas para a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico.

*Foto: Estudantes Dante Vergara, Melati Wijsen, Isabel Wijsen, Nkosi Nyathi, Jack Harries, Helena Gualinga and Adenike Oladosu. Worlds Largest Lesson/UNESCO

Comemorado em 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a meta de assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. O tema escolhido para este ano é  Mudando o Rumo, Transformando a Educação

Em recente relatório global Futuros da Educação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), transformar o futuro requer um reequilíbrio urgente de nossas relações uns com os outros, com a natureza e com a tecnologia que permeia nossas vidas, trazendo oportunidades inovadoras ao mesmo tempo em que levanta sérias preocupações com equidade, inclusão e participação democrática.

Para a UNESCO, o Dia Internacional da Educação de 2022 será uma plataforma para mostrar as transformações mais importantes que devem ser alimentadas para realizar o direito fundamental de todos à educação e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico. Gerará debate sobre como fortalecer a educação como um empreendimento público e bem comum, como orientar a transformação digital, apoiar professores, proteger o planeta e desbloquear o potencial de cada pessoa para contribuir para o bem-estar coletivo e um lar compartilhado.

Há diferentes formas de estimular esse debate em sala de aula, incluir os jovens na busca por soluções para os desafios de nosso planeta e formar uma geração comprometida com o futuro que queremos (e precisamos). Inserir o ensino dos ODS na grade curricular e debater soluções para problemas do mundo real junto aos alunos por meio aprendizagem baseada em projetos são algumas alternativas alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Há farto material disponível para ajudar professores nesse processo, inclusive um portal desenvolvido pela ONU que forma uma rede global de educadores para os ODS com sugestão de atividades e material de apoio.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São 17 ODS que tem como objetivo enfrentar os maiores desafios mundiais e criar um mundo melhor até 2030. 

Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030: 

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Boa saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água limpa e saneamento;
  • Energia acessível e limpa;
  • Emprego digno e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Combate às alterações climáticas;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições fortes;
  • Parcerias em prol das metas.

ODS nas escolas

A escola é um espaço onde os alunos aprendem a conviver em sociedade e a ter atitudes e valores que irão guiar seus passos pelo resto da vida. Promover o uso dos ODS nas escolas ajuda com que esses objetivos sejam conhecidos pelos alunos e os torna multiplicadores.  

Realizar um trabalho com os ODS no ambiente escolar pode ser um grande aliado para nortear projetos e programas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preocupados em fazer a diferença na construção de um mundo mais justo e solidário. Assim as escolas passam a influenciar de maneira positiva nas comunidades onde atuam.

Leia também: Os ODS como um farol ético para o futuro.

Entre as aplicabilidades dos ODS, as instituições podem oferecer aulas e atividades específicas para que os estudantes conheçam a iniciativa e sua importância. Também é possível criar linhas de pesquisa alinhadas aos objetivos, incentivando a produção científica a partir de problemas reais.

Conhecer os 17 objetivos globais é fundamental para que o professor e/ou a escola possam incluí-los no currículo escolar e também possam relacioná-los com a realidade da comunidade em que atuam.  Trazer essas metas e fazer um paralelo com o local onde a escola está inserida é fundamental para um maior engajamento dos alunos. 

Aprendizagem Baseada em Projetos

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia que surgiu para inovar a educação e está ligada a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira. 

A ABP tem como objetivo capturar a atenção dos alunos através da resolução de problemas do mundo real. Por meio de pesquisas e atividades práticas os alunos são chamados a deixarem de serem meros expectadores do aprendizado a se tornarem protagonistas. 

A participação do estudante é essencial e exige dele uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema a ser aprendido, sendo importante a pesquisa em locais que sejam fontes seguras a fim de responder a pergunta problema. Com isso, o estudante aprofunda seu conhecimento e dessa forma transforma sua mentalidade, desenvolvendo um pensamento crítico, indispensável para seu amadurecimento.   

Alguns pilares que norteiam a Aprendizagem Baseada em Projetos: construção do conhecimento; desenvolvimento de habilidades e competências, como autonomia; proatividade, curiosidade, entre outras; elaboração de ideias; incentivo à comunicação interpessoal; trabalho colaborativo e união entre ensino à prática.

Dentre os principais benefícios dessa abordagem em sala de aula para os estudantes, estão: desenvolvimento de habilidades para resolver problemas; estímulo à curiosidade e criatividade; alunos mais preparados para o mercado de trabalho; além da oportunidade de colaboração em projetos e desenvolvimento do pensamento crítico.

O portal Worlds Largest Lesson, desenvolvido pela a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), traz práticas criativas e inovadoras para pais e educadores de como utilizar os ODS na aprendizagem das crianças para que elas possam contribuir para um futuro melhor. 

Práticas de sustentabilidade nas escolas

Utilizar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos junto com ferramentas criativas para construir habilidades para agir pelos ODS é de suma importância para a construção de cidadãos conscientes e preocupados com os problemas da sociedade. Práticas podem ser desenvolvidas em sala de aula que abordam ODS na comunidade em que a escola está inserida. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar e buscar a solução dos problemas.

Os professores e a equipe pedagógica das escolas têm o desafio de buscar vivências práticas para inserir ações de sustentabilidade entre os alunos. Além dos ODS, a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, também inclui o tema entre as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.” 

Algumas ideias de práticas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas nas escolas e que trazem um dos 17 objetivos:

  • Coleta de água da chuva para lavar o pátio, calçadas e áreas externas;
  • Criação de um ponto de coleta de resíduos recicláveis;
  • Compostagem de resíduos orgânicos;
  • Criação de horta e envolvimento dos alunos na sua manutenção;
  • Reduzir a utilização de plásticos e papéis;
  • Criar ações de integração entre os alunos para incentivar o senso de coletividade;
  • Desenvolvimento de um sistema de reciclagem de resíduos;
  • Implementação de projetos para a reutilização de materiais recicláveis;
  • Desenvolvimento de atividades de plantio de árvores;
  • Incentivo ao uso racional de água e energia elétrica para evitar o desperdício.