InovaçãoNegócios de impactoONGsOportunidades

2ª edição do Tecnologia de Impacto oferece consultoria gratuita para implementação de tecnologias em ONGs e NIS

3 mins de leitura

Três ONGs ou negócios sociais serão beneficiadas com a implementação customizada e 100% gratuita de um projeto de adoção e avanço do uso da tecnologia na organização.

A conexão entre pessoas e dispositivos tecnológicos tem transformado profundamente a forma como a sociedade interage. Desde o surgimento da internet, o uso da tecnologia tem evoluído rapidamente. Para se ter uma ideia, o volume de informações geradas nos últimos anos já é maior que toda a informação produzida em toda a história da humanidade.

No último ano, o acesso à internet no Brasil chegou a 83% dos domicílios brasileiros, com aumento da presença das classes C, D e E, segundo dados do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação). A pesquisa também aponta que aproximadamente 152 milhões de brasileiros eram usuários da rede em 2020, o que representa 81% da população com dez anos ou mais. Trata-se de um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2019 (74%), ou o equivalente a 19 milhões de usuários de Internet a mais no período.

A pandemia foi um fator representativo para esse crescimento. É fato que as pessoas passaram a utilizar mais a internet para várias atividades do cotidiano como educação à distância, o teletrabalho e para serviços como pedido de comida por aplicativo, acesso ao banco e até transporte. A tendência é que essa expansão continue e o uso da tecnologia e da internet esteja cada vez mais presente e imperceptível em nossa rotina diária.

Para as ONGs e os negócios sociais essa realidade não é diferente. Utilizar a tecnologia é essencial para a sobrevivência e crescimento dessas organizações. Ter um site institucional, redes sociais bem trabalhadas, canais de captação de voluntários e ferramentas para captação de doações, são alguns exemplos de recursos tecnológicos que ajudam a passar credibilidade, aumentar a visibilidade e ampliar o impacto social proporcionado.

Tecnologia de impacto 

Acreditando na democratização do uso da tecnologia como forma de impulsionar o bem social e mitigar os efeitos da Covid-19, um grupo de voluntários do setor de tecnologia promoveu, no ano passado, uma chamada para organizações sem fins lucrativos e negócios sociais que transformam o Brasil e que estejam enfrentando dificuldades ocasionadas pela pandemia.

A iniciativa chamada Tecnologia de Impacto, selecionou três organizações sem fins lucrativos ou negócios sociais para receberem gratuitamente a implementação customizada de um projeto de adoção e avanço do uso da tecnologia. O Impacta Nordeste, sempre em busca de oportunidades para fortalecer o ecossistema de impacto social, se juntou ao Tecnologia de Impacto para divulgar essa oportunidade para as organizações da região.

Uma das entidades impactadas foi a AJIP (Associação dos Jovens Indígenas Pataxó), do sul da Bahia, com a construção do site da organização que está auxiliando no fortalecimento das pautas indígenas, além de facilitar as doações para o projeto, por meio de uma parceria com uma plataforma de doações, que viabilizou um modo direto das pessoas doarem por meio do site.

Outro projeto que participou da primeira chamada foi o Acreditar, uma ONG que impulsiona negócios locais por meio do microcrédito para mulheres no Nordeste. Para essa organização foi criado um sistema de coleta de dados via formulário offline, para que as agentes de crédito possam coletar as informações em campo e quando tiverem acesso a internet possam alimentar o sistema, além de produzir relatórios e painéis de fácil visualização.

Devido ao sucesso da primeira edição, o projeto Tecnologia de Impacto anunciou uma nova edição do edital. Podem participar organizações sem fins lucrativos ou negócios sociais, que estejam enfrentando dificuldades devido à pandemia e sejam fundadas ou tenham atuação no Brasil.

Serão escolhidas três organizações que serão beneficiadas com a implementação customizada de um projeto de adoção e avanço do uso da tecnologia na organização. A execução do projeto é 100% gratuita e terá como foco o acesso, adoção e avanço da tecnologia como ferramenta de transformação social por meio da implementação de um dos seguintes projetos:

  • Sistema de gestão de doações e doadores;
  • Implementação de sistema de monitoramento de impacto;
  • Construção ou melhoria de website institucional.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial até dia 31 de março de 2022.

*foto de capa Headway em Unsplash