ESGInovaçãoNegócios de impactoOpinião

Como o blended finance impacta os ODS e se integra com o ESG

3 mins de leitura

Cinco aspectos podem ajudar a operacionalizar e usar o financiamento híbrido para gerar impacto, segundo a OCDE.

Há uma lacuna de financiamento para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, estimada em mais de US$ 2,5 trilhões por ano. Aumentar o investimento do setor privado em países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, é essencial e estratégico para aterrar esta lacuna de financiamento. O uso de fundos públicos e filantrópicos para mobilizar investimentos privados é uma forma eficaz de atrair recursos financeiros que de outra forma não seriam canalizados para os países em desenvolvimento.

A mistura de capital ou capital híbrido (ou blended finance) é a tendência. No entanto, questões sobre adicionalidade, subsídio mínimo ou lavagem de impacto surgem rapidamente para os profissionais. Os princípios do blended finance – elaborados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) – fornecem orientação a esse respeito, por exemplo, que a combinação é limitada no tempo e evita distorções de mercado.

Ainda, de acordo com a OCDE, cinco aspectos podem ajudar a operacionalizar e usar o financiamento híbrido para gerar impacto:

  1. Assistência técnica e financiamento em estágio inicial para apoiar ideias inovadoras;
  2. Chamadas competitivas para aumentar a relação custo-benefício;
  3. Fundos catalíticos agrupados para obter melhores acordos financeiros combinados e alcançar escala;
  4. Relatórios de impacto de qualidade para mostrar a diferença dos instrumentos de operação;
  5. Apoiar relatórios de mercado para fornecer transparência e benchmarking como um bem público.

Blended finance tem no seu DNA a peculiaridade de se tratar de uma finança sustentável. Mas o que é finança sustentável? O financiamento sustentável refere-se à integração de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) nos serviços financeiros. Uma abordagem que vai além do foco tradicional em lucros e perdas para considerar questões como as empresas respondem à crise climática e como tratam funcionários, clientes e acionistas, entre outros.

Cada vez mais, os investidores utilizam essa estratégia para avaliar riscos financeiros, identificar oportunidades e expressar seus valores.

E, por que as finanças sustentáveis são importantes? As investidoras de serviços financeiros desempenham um papel fundamental na transição para uma economia e uma sociedade sustentáveis. O financiamento sustentável desbloqueia o investimento para atividades econômicas e projetos que proporcionam melhores resultados para as pessoas e o planeta. Dessa forma, tem um papel fundamental a desempenhar no financiamento dos ODS.

A integração de fatores ODS e ESG nas decisões de investimento também pode ajudar a identificar riscos e oportunidades que a análise tradicional pode não revelar. Isso pode garantir investimentos à prova de futuro e, em alguns casos, aumentar os retornos.

E, finalmente, o que é o financiamento alinhado aos ODS? O investimento em ESG se concentra nas boas práticas e condutas operacionais: a empresa produz bens de maneira ambientalmente responsável? Está tratando bem seus trabalhadores? Envolve-se positivamente com a comunidade?

As finanças alinhadas aos ODS estão mais preocupadas com o propósito: quais produtos são produzidos e para quem? Eles ajudam ou prejudicam a sociedade? Eles consideram vários benefícios positivos, entre os resultados sociais, ambientais e relacionados à governança? Há uma consciência crescente da importância dos ODS como uma estrutura para finanças sustentáveis.

Muitos já divulgam informações sobre seu desempenho nos ODS juntamente com seus relatórios ESG. O que se percebe agora é que investidores tradicionais também estão se comprometendo com essa estratégia, reconhecendo seu potencial para abrir oportunidades e enfrentar desafios globais.

*Artigo publicado orginalmente na Forbes Collab replicado com autorização do autor.

Haroldo Rodrigues Jr. É sócio fundador da investidora IN3. Criador do Instituto Internacional de Inovação de Fortaleza – I3FOR e o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica – CPqMEL. Ex-Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Ex- Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará – FUNCAP. Ex-Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará – ARCE.