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Maior corredor de mobilidade elétrica do Nordeste irá ligar Natal a Salvador

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Corredor Verde terá mais de 1000km de extensão e irá conectar 6 estados do Nordeste e passar por 70 municípios.

*Imagem: Unsplash

As capitais de Salvador (BA) e Natal (RN) serão conectadas por um corredor de mobilidade elétrica, passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB). O Corredor Verde está sendo desenvolvido pela Neoenergia e é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia.

Este será o primeiro e maior corredor de mobilidade elétrica do Nordeste e deve abranger seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios e contribuindo para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável.  

A primeira fase foi iniciada em dezembro de 2020, em Salvador, com avaliação de desempenho dos carros elétricos em rotas urbanas e a proposta de abertura dos eletropostos ao público. Experimentalmente, existem seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador. Esse período inicial é essencial para avaliar a autonomia dos automóveis, desempenho em situações cotidianas e definição de ajustes e melhorias. 

O projeto terá mais de 1.100 quilômetros de extensão e uma estrutura que contará com 18 pontos de abastecimento ao longo das vias que ligam os estados e em áreas urbanas.  Desse número, 12 estarão ao longo das vias que conectam as seis capitais no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida – cerca de 30 minutos – e dois veículos sendo carregados ao mesmo tempo, sendo dois no Senai/Cimatec (Salvador-BA) e um em cada localidade a seguir – Feira de Santana (BA), Praia do Forte (Mata de São João-BA), Massarandupió (Entre Rios-BA), Estância (SE), Porto Real do Colégio (AL), Rio Largo (AL), Escada (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), João Pessoa (PB) e Parnamirim (RN). 

Também já foram liberados para o uso do público de forma experimental, seis pontos em shoppings. São dois em cada empreendimento, localizados no Shopping da Bahia (Salvador-BA), RioMar Shopping (Recife-PE) e Natal Shopping (Natal-RN). Os pontos são do tipo Wallbox, que possuem carga média e capacidade para um veículo por vez. A conclusão do Corredor Verde estava prevista para o primeiro semestre de 2022, com a entrega dos demais eletropostos. Devido a pandemia, a Neoenergia vai informar uma nova data para conclusão no final do primeiro semestre de 2022.

O projeto do Corredor Verde contempla ainda o desenvolvimento de dois aplicativos. Um deles é um aplicativo exclusivo para os motoristas acompanharem informações sobre a localização das estações, tipo de plug da tomada e pagamento. Já o outro é voltado para gestão dos eletropostos, com dados das estações de recarga e definição de preços. Além disso, a empresa está em andamento com um laboratório de experimentação criado para analisar cenários de precificações para os usuários dos veículos. 

Vantagens do carro elétrico

Os veículos elétricos já são uma realidade, em alguns países da Europa há incentivos do governo para que a população e a indústria abandonem carros movidos à gasolina e diesel. A partir de 2030, será proibida a comercialização de automóveis movidos à combustão no Reino Unido. 

De acordo com um relatório da consultoria Jato Dynamics, empresa especializada em indústria automobilística, revelou os números de vendas dos carros elétricos no mundo. Em 2021, foram emplacados aproximadamente 4,2 milhões de veículos alimentados por baterias, total que corresponde a 6,2% das vendas globais. Ou seja, o dobro do volume registrado em 2020, quando esses modelos responderam por 3,1% do mercado geral.

O carro movido à eletricidade é mais sustentável, pois há uma redução da emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a descarbonização do planeta. É de fácil carregamento, as baterias desses veículos podem ser carregadas facilmente em casa, por meio de tomadas de 110 V, 220 V ou no carregador que a própria montadora disponibiliza. O tempo médio de carregamento é entre oito a 12 horas.  

Esse tipo de modelo também é mais eficiente, consome aproximadamente 90% da eficiência energética disponível, enquanto que o modelo tradicional consome cerca de 30% a 40%. Eles também são bastante silenciosos e mais práticos, pois possuem menos peças e o motor elétrico ocupa menos espaço no carro.