O Fundo de Apoio a Periferias Antiespecistas vai apoiar projetos que sejam engajados na interseccionalidade da libertação animal e justiça social
O Fundo de Apoio a Periferias Antiespecistas, uma iniciativa da Associação Mercy For Animals em parcerias com a consultoria Cabaça Produções, vai apoiar projetos antiespecista de regiões e territórios periféricos que sejam engajados na interseccionalidade da libertação animal e justiça social, e que entendam a importância das questões de raça, gênero, classe e acessibilidade na articulação do movimento antiespecista. Os projetos selecionados participarão de um acompanhamento de 3 (três) meses junto da MFA além de receberem apoio financeiro.
Uma formação antiespecista visa problematizar a redução de animais não humanos a objetos, propriedades ou meras partes do ecossistema, e produzir alternativas que evidenciem as espécies como conjuntos de indivíduos sencientes únicos, cheios de singularidades, subjetividades e interesses. (Fonte: “Por uma formação inventiva antiespecista”, Ana Luiza Gonçalves Dias Mello; Rosimeri de Oliveira Dias, 2020).
O edital vai auxiliar 5 projetos comprometidos com o antiespecismo em um contexto periférico a partir da interseccionalidade das lutas por justiça social, partindo do entendimento de que a libertação animal não é realmente possível sem consciência de classe, raça, gênero e acessibilidade. Os projetos serão beneficiados com o apoio financeiro no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para realizar e/ou impulsionar suas ações junto a um programa de atividades oferecido pela MFA, que acompanhará o desenvolvimento dos projetos selecionados com o objetivo de proporcionar ferramentas no âmbito de suas necessidades específicas e interesses de atuação.
Podem inscrever seus projetos:
- Pessoas físicas com 18 (dezoito) anos ou mais; pessoas jurídicas; coletivos; organizações sem fins lucrativos; empreendimentos liderados e organizados por pessoas negras, LGBT+, indígenas, com deficiência, cujo projeto exerça suas atividades em busca de descentralizar a luta antiespecista, focando uma libertação animal comprometida com a luta antirracista, anticlassista, anticapacitista.
- Iniciativas sociais e culturais: projetos com devolutivas sociais locais, movimentos culturais que promovam multiculturalidade, acessibilidade e trocas de saberes;
- Instituições: organizações, grupos ou coletivos que discutam e atuem em frentes de luta social constantes;
- Projetos de alimentação popular e acessível, relacionados a qualidade de vida;
- Projetos pedagógicos e de formação profissional ou de disseminação de saberes.
As inscrições para o Fundo de Apoio a Periferias Antiespecistas (FunAPA) serão totalmente online, através do preenchimento do formulário de inscrição disponível no link https://funapa.org.br/. Serão aceitos projetos de todo o Brasil, desde que tenham atuação em Regiões Periféricas. As inscrições serão aceitas durante o período de 11 de abril a 02 de maio de 2022.