Programa é voltado para empreendedores sociais que fazem a diferença por meio de iniciativas de inclusão produtiva e geração de emprego e renda.
A Ambev promove o Bora, seu 1º Prêmio de Inclusão Produtiva: empreendedorismo e empregabilidade, programa de inclusão produtiva que foi criado para promover oportunidades de renda, através do empreendedorismo e empregabilidade. Serão selecionadas e premiadas dez propostas com um aporte de R$ 20 mil, como apoio institucional pelo trabalho na área de inclusão produtiva e promoção de conexão.
O programa tem três pilares de atuação: Conhecimento, Empoderamento Financeiro e Conexão, que pretende gerar conexão entre as oportunidades e habilidades de cada um.
O edital está disponível no site do Prêmio e é voltado para empreendedores sociais, negócios sociais/negócios de impacto socioambiental; startups e empresas; incubadoras comunitárias e organizações da sociedade civil (OSCs) de qualquer perfil, como associações, cooperativas e fundações, que trabalham com inclusão produtiva, promovendo oportunidades para as minorias ao mercado de trabalho.
Serão aceitas inscrições de propostas em qualquer estágio de maturidade, desde iniciativas experimentais, em desenvolvimento ou projetos-piloto, como projetos com resultados comprovados. Serão priorizados projetos e iniciativas direcionadas ou protagonizadas a jovens, mulheres e pessoas negras.
Podem se inscrever iniciativas em qualquer tema, mas serão priorizadas propostas que estejam alinhadas aos princípios de Inclusão Produtiva do Bora, especialmente na promoção de empregabilidade, empreendedorismo, conexão e geração de renda.
Os inscritos devem estar alinhados a um dos eixos temáticos do Bora: Bora Empreendedores, que promove ações de inclusão produtiva no ecossistema empreendedor, por meio do fortalecimento de capacidades empreendedoras, empoderamento financeiro, conexão e formação de redes e oportunidades; e o Bora Comunidades, que promove ações de desenvolvimento comunitário, empregabilidade e inclusão produtiva por meio da promoção de conhecimento, como cursos de capacitação e qualificação profissional, geração de renda e conexão com o mercado de trabalho.
As etapas do processo seletivo incluem: preenchimento do formulário de inscrição e envio de documentação, além disso, cada proposta passará por quatro etapas: a etapa eliminatória, que irá verificar os requisitos de eliminação descritos no regulamento do edital; a etapa classificatória, que irá considerar se a proposta se encaixa nos temas e públicos que buscamos reconhecer e, ao fim, selecionar as 20 propostas finalistas; a etapa de compliance, que irá verificar se o proponente não possui irregularidades, como passivos judiciais e tributários; e a etapa de análise final e estratégica, em que serão escolhidas as 10 propostas ganhadoras, por um Comitê de Seleção da Ambev.
As inscrições estão abertas e seguem até o dia 17 de novembro através do site 1º Prêmio de Inclusão Produtiva: empreendedorismo e empregabilidade.