A Journey to Hurricane Island reúne jovens de vários continentes em uma semana imersiva que apresenta formas de enfrentar os desafios de ecossistemas específicos por meio da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Saiba como votar
Uma jovem que tem como sonho transformar vidas, trazer oportunidades e mudar realidades. Essa é Sabrina Cabral, uma ativista cearense de 24 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), que está concorrendo a uma viagem aos Estados Unidos para participar da campanha “Journey to Hurricane Island“. No ano passado, Sabrina foi selecionada no projeto Impulsio.ne do Impacta Nordeste, e junto com outros jovens formou a Rede de Jovens Lideranças de Impacto do Nordeste. Entre outras atividades, as jovens lideranças tem a oportunidade de produzir conteúdo de forma remunerada para o portal Impacta Nordeste sobre os seus respectivos ecossistemas.
A jornada é uma semana imersiva na qual os participantes são apresentados a diferentes experiências para entender como enfrentar os desafios de ecossistemas específicos de forma sustentável, por meio de programas de educação experimental voltados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Sabrina foi selecionada devido aos impactos positivos gerados pelo projeto criado por ela, o Ruma, quando participou do evento “Sustainability Leaders” que, como a jornada, é organizado pela United People Global (UPG). Ela está concorrendo com outros sete ativistas da América Latina, três homens e quatro mulheres, dos quais serão escolhidos um homem e uma mulher.
Para votar é só acessar a página de votação. O site deverá abrir em inglês e para traduzir (usando Google Chrome) basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Traduzir para o português”. Selecione os seus canditados (é preciso selecionar uma candidata e um candidato), clique em “Votar”. É necessário realizar um pequeno cadastro e seguir o passo a passo para finalizar. A votação segue até 5 de fevereiro.
Única mulher e nordestina a representar o Brasil na disputa, Sabrina afirma que ganhar a votação terá um significado imenso. “A participação na UPG me propiciou uma visão de como as pautas que tenho trabalhado são relevantes não apenas aqui, mas em todo o cenário mundial”, afirma.
Conheça um pouco da Sabrina
Desde pequena, a jovem cearense nascida e criada no Pici, bairro simples de Fortaleza, sempre almejou “cessar a dor do jovem periférico urbano e rural”, por meio de ações que levem ao protagonismo, sustentabilidade, saúde mental e empreendedorismo.
O Ruma foi criado a três anos dentro da Rede Cuca, da Prefeitura de Fortaleza, e aplica as metodologias do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis da UFC (PACCE). O projeto já foi responsável por impulsionar a vida de mais de 300 jovens nordestinos de baixo poder aquisitivo, além de negros e pessoas LGBTQIA+.
Além de fundadora do projeto e integrante da Rede de Jovens Lideranças de Impacto do Nordeste, Sabrina é criadora de conteúdo num perfil voltado ao público periférico do Nordeste, o @sanydapeste, pelo qual também conquistou vários prêmios de relevância internacional.