Impacta Nordeste

Acelera Iaô vai impulsionar negócios criativos de empreendedoras e empreendedores negros da BA

Os programas Iaô Labs e Acelera Iaô estão com inscrições abertas até o dia 6 de março.

Em Salvador, a cultura dos ensaios de verão é extremamente forte, com artistas e bandas como Léo Santana, Harmonia do Samba e Bell Marques fazendo o esquenta para o Carnaval enquanto se preparam para a folia.

Eu estava animado para curtir esses eventos culturais em Salvador, então decidi ir à sede do Mercado Iaô iniciativa da Fabrica Cultural, onde Margareth Menezes, atual ministra da cultura e fundadora da organização, realiza seus ensaios de verão. O local está localizado na Cidade Baixa, no bairro da Ribeira, um ponto turístico importante em Salvador.

A Fabrica Cultural e o Mercado Iaô

A Fábrica Cultural, organização social fundada em Salvador, Bahia, em 2004, tem como principal objetivo impulsionar negócios e fomentar a cultura, principalmente na Península de Itapagipe, através do incentivo ao empreendedorismo e do resgate da identidade cultural da Bahia. Localizada na Ribeira e com uma área de 7.000 m², a Fábrica é sediada no espaço cedido pelo Governo do Estado da Bahia, no local da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima.

A Península de Itapagipe é composta por 14 bairros, alguns deles com forte apelo turístico e outros com expressiva condição de desordenamento urbano e vulnerabilidade econômica. A Fábrica Cultural busca estimular a criação e o desenvolvimento de produtos, de serviços e de negócios derivados da economia criativa, disseminar o respeito à sustentabilidade ambiental e aos Direitos Humanos, e qualificar pessoas por meio de processos educacionais amparados na arte e na cultura, auxiliando na promoção de educação inclusiva e de qualidade. Além disso, a Fábrica busca desenvolver redes associativas e fortalecer os trabalhos colaborativos em busca de autonomia e de geração de renda, visando gerar crescimento a partir do fomento às redes, particularmente redes de mulheres empreendedoras.

O Mercado Iaô é pertencente à organização Fábrica. Ele é um Centro de Arte, de Educação, de Cultura e de Negócios Criativos localizado na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia. O objetivo geral do projeto é contribuir para o fomento da Economia Criativa, criando vitrines e oportunidades de comercialização para os segmentos do artesanato, ideias criativas, marcas baianas, gastronomia e artístico. Para alcançar este objetivo, o projeto tem vários objetivos específicos, tais como ampliar o espaço de comercialização e de experiências produtivas, promover a ocupação criativa da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, incentivar a produção local e a organização de grupos em torno da Economia Criativa e promover relações entre consumo de produtos/bens culturais e a inclusão social e produtiva de pessoas. O projeto abriga o Mercado Iaô Verão, Iaô Junino e Mercado Iaô Itinerante.

O Mercado Iaô é mais do que apenas um local para shows, é um espaço voltado para o empreendedorismo, com feiras de artesanato e também é sede da Fábrica Cultural. Recentemente, a organização lançou dois programas de desenvolvimento de empreendedores negros e negras, com o objetivo de apoiar a diversidade e a inclusão no mundo dos negócios.

Iaô Labs e Acelera Iaô com Elas

O programa Acelera Iaô tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo negro na Bahia, apoiando, qualificando e acelerando negócios. O programa busca promover autonomia e geração de renda para a população negra da Bahia, reunindo educação empreendedora afrocentrada, conhecimentos técnicos/estéticos/criativos, ferramentas digitais, economia criativa e comunicação digital. A iniciativa está oferencendo duas oportunidades para empreendedoras e empreendedores negros de Salvador e região: O Iaô Labs e o Acelera com Elas.

O Iaô Labs vai proporcionar aos participantes a oportunidade de se qualificarem por meio de laboratórios criativos em cinco áreas da economia criativa: moda, música, artesanato, produtos alimentícios e serviços de gastronomia criativa. O programa oferece 150 vagas nas áreas de gastronomia, moda, música e artesanato. Após os laboratórios criativos, 25 empreendedores negros serão selecionados para participar do processo de aceleração com mentoria e serviços de comunicação gratuitos. As dez melhores empresas receberão um investimento inicial de R$10.000 para implementar seus planos.

O Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nubank, busca promover a autonomia e a geração de renda para as mulheres negras e periféricas da Bahia, articulando educação empreendedora afrocentrada, economia criativa e comunicação digital. A iniciativa vai acelerar afroempreendedoras negras e periféricas nas áreas de negócios alimentícios, produção de áudio e influenciadoras digitais. São 135 vagas, 45 para cada segmento. As 45 iniciativas mais promissoras participarão do processo de aceleração e 10 vão receber um investimento inicial de R$10.000.

Os programas estão abertos a empreendedores negros e periféricos, formalizados ou não, com um negócio criativo em atividade há pelo menos seis meses e residentes em Salvador, região metropolitana ou cidades próximas. O programa Acelera Com Elas é exclusivo para mulheres negras e periféricas. Ambos os programas estão abertos a pessoas com mais de 18 anos que tenham disponibilidade para participar de aulas presenciais na Fábrica Cultural em Ribeira e também online.

As inscrições para ambos os programas estão abertas até o dia 6 de março. Para se inscrever no Acelera com Elas, clique aqui. Para realizar a sua inscrição no Iaô Labs clique aqui.

Jônatas Akillah Pereira, 29 anos, é formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador (UNIFACS) desde 2015 e graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com enfase em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiências profissionais como social media, marketing político e na área de cinema como editor e produtor. É um apaixonado pela tecnologia, escrita e cinema. Um eterno aprendiz sempre disposto a absorver o que o mundo e as pessoas em sua volta estão dispostos a ensinar. Busca direcionar o seu conhecimento para a luta antirracista.

Jonatas faz parte da Rede Impacta Nordeste de Jovens Lideranças.

Sair da versão mobile