ESGONGsOportunidadesSaberes

Adel realiza seminário voltado para o fortalecimento dos ODS nas escolas

2 mins de leitura

Campanha segue até o dia 16 de dezembro, com o Seminário Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para professores do ensino básico do Nordeste e público em geral.

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local, Adel, que nasceu no Ceará, mas que atua com projetos em todo o Brasil, realiza a campanha “Mudanças para transformar o futuro”, voltada para o fortalecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que norteiam as nações para o cumprimento de políticas públicas, direcionadas à sustentabilidade, à erradicação da fome e às problemáticas que comprometem o crescimento dos países. O projeto também vai focar, de um modo geral, na Agenda 2030, que se trata de um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.

A proposta é levar ao público, informações sobre os ODS, destacando sua importância e como iniciativas individuais e coletivas podem colaborar para atingir as metas estipuladas para garantir a sobrevivência da terra. Toda a programação deste ciclo da campanha acontece de forma online, nas redes da Adel (@adelceara), e finaliza com o seminário “Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, no dia 16 de dezembro, às 16h, no canal do YouTube.

A principal palestra do evento – “Como a educação contextualizada pode contribuir com o alcance da Agenda 2030 e ODS?” será mediada pelo CEO do Impacta Nordeste, Marcello Santo. Os demais participantes que vão falar sobre a temática são: Gláucio Gomes, diretor de desenvolvimento da Adel; Milena Murta, gerente de responsabilidade social da Elera Renováveis; e, Vanessa Kalianne, internacionalista e coordenadora Nacional da Rede Internacional de Promotores ODS no Brasil.

“Nesse contexto que nós ainda estamos vivendo, de pandemia, torna-se urgente esse debate, já que as problemáticas se agravaram. Precisamos melhorar as condições de vida das pessoas até 2030, principalmente as que enfrentam a fome. Temos conseguido, enquanto organização da sociedade civil, cumprir alguns desses Objetivos, por meio dos nossos projetos e das nossas estratégias de atuação, mas cada um pode fazer a sua parte. Disseminar a informação foi outra forma que encontramos de fortalecer essa luta”, explica a diretora de programas da Adel, Aurigele Alves.

A campanha e o seminário

Nesta etapa da Campanha “Mudanças para transformar o futuro” a Adel vai produzir conteúdos e promover debates (lives, webinars, palestras nas Escolas) sobre cada ODS relacionado ao projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, realizado pela Adel com o apoio da Elera Renováveis, com instituições de ensino básico no Rio Grande do Norte. A proposta é apresentar ao público, como essa iniciativa se propõe a contribuir para transformar a escola em um espaço efetivamente plural, ao permitir a expressão das diferenças e dar oportunidade a todos de conhecer os ODS e a Agenda 2030, com foco específico nos seguintes: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável; ODS 6 – Água potável e saneamento; ODS 10 – Redução das desigualdades; e, ODS 1 – Erradicação da pobreza.

O Seminário “Educação Contextualizada e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é gratuito e conta com o apoio da Elera Renováveis e da 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) em João Câmara/RN. O objetivo é discutir sobre o papel da escola para a promoção do desenvolvimento sustentável, entendendo a importância do protagonismo de adolescentes e jovens, as suas potencialidades para serem futuros empreendedores, (de negócios ou sociais) e o papel crucial de professores ao serem líderes na formação e preparação intelectual desses para a promoção de mudanças. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: https://forms.gle/pasJrRA4tyfbt6aJ9

Assine nossa neswletter