MindSun otimiza o consumo de energia e democratiza o acesso à energia solar

7 de outubro de 2020

Por Impacta Nordeste
Foto: Mariana Proença/Unsplash


Em mais um capítulo da nossa série sobre as empresas finalistas da 1° Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais, conheça a MindSun, startup paraibana que oferece soluções energéticas sustentáveis à baixo custo. Confira!

Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a região Nordeste possui 54 usinas solares em operação espalhadas entre o Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Paraíba.

Os dados não surpreendem. O sol escaldante e característico do Nordeste favorece a construção dessas usinas que auxiliam no fornecimento de energia elétrica na região. 

Atualmente, os maiores consumidores desse tipo de energia são estabelecimentos comerciais, rurais, industriais e poder público. Porém, apenas 35% da potência instalada  para consumo próprio é destinada à residências.

Nesse sentido, embora a energia solar seja considerada cada vez mais uma opção economicamente viável, ainda há um longo caminho a percorrer para que mais pessoas possam se beneficiar dessa fonte de energia.

“Grande parte desta energia é destinada para empresas e não para diminuir a conta de luz das pessoas que moram na região”, comenta Richard Bivar, engenheiro e CEO da MindSun, startup que atua no desenvolvimento de soluções energéticas sustentáveis.

Richard Bivar, CEO da MindSun e Monica Cunha, sua sócia e Diretora Comercial.

Em 2015, a ANEEL criou a Resolução Normativa 687, o que possibilitou a Geração Compartilhada de Energia. A Geração Compartilhada regulamenta que duas ou mais pessoas possam ser responsáveis por um único sistema de microgeração ou minigeração de energia, garantindo economia e sustentabilidade para pessoas físicas e jurídicas.

A medida acabou virando um marco para milhares de consumidores interessados na autoprodução de energia elétrica por meio de fontes de energia alternativas.

A MindSun, empresa criada em 2019 em João Pessoa, Paraíba, atua nesse nicho. Sua missão é gerar eficiência energética pelo monitoramento inteligente de energia, automação e venda de créditos de energia solar. Para o cliente, pequenas empresas e pessoas, representa diminuir custos. Para a sociedade, democratizar o acesso às energias renováveis e fomentar o consumo consciente e sustentável.

A MindSun

A MindSun atua em duas frentes: diminuir o consumo de energia através do monitoramento inteligente e automação e ajudar o cliente a pagar mais barato ao comprar energia de fonte solar.

A solução desenvolvida pela empresa utiliza um sistema inovador que, por meio da inteligência artificial, avalia detalhadamente seu nível de consumo energético. Ao final, a plataforma exibe a solução adequada para sua necessidade.

Ao cadastrar na plataforma da MindSun, o cliente insere informações referentes ao consumo de energia da sua empresa. O sistema realiza o monitoramento inteligente do consumo de energia diário e mensal do cliente para identificar, além de suas principais necessidades energéticas, possíveis gargalos que podem estar causando ineficiência no consumo, como por exemplo, a manutenção preditiva de equipamentos (avaliação técnica que indica as condições reais de funcionamento de máquinas e equipamentos tendo como base dados que indicam seu tempo de uso e processo de degradação). 

“Com o monitoramento inteligente nossos clientes conseguem obter em média uma economia de até 25%. Caso ele deseje comprar energia de fonte solar para seu negócio, esse valor aumenta mais 20%”, explica Richard.

Em seguida, é aplicada a automação nos itens elétricos essenciais utilizados, garantindo que o cliente usufrua de maior eficiência energética e aumento no percentual de economia. 

Após a avaliação completa, o cliente pode então adquirir na plataforma Créditos de Energia Solar com valor ideal para seu tipo de consumo que serão descontados na sua própria conta de luz. Essa energia solar “vendida” pela MindSun em forma de pacotes, vem de fazendas solares de empresas de geração de energia parceiras, cuja transmissão é feita por meio da rede concessionária, dispensando a instalação de painéis fotovoltaicos nas empresas atendidas.

“Temos o desafio de captar recursos para construir fazendas solares de maiores proporções para ajudar mais pessoas a reduzir custos com o consumo de energia”

Richard bivar, CEO da MindSun

Embora as soluções oferecidas pela MindSun tenham conquistado boa recepção do público, por ser um modelo de negócio recente no mercado, Richard revela que ainda é um grande desafio apresentar a viabilidade do serviço para o público e mostrar como é possível ter acesso à energia solar com custo baixo.

“Também temos o desafio de captar recursos para construir fazendas solares de maiores proporções para ajudar mais pessoas a reduzir custos com o consumo de energia”, comenta o empresário.

Futuro

2020 tem sido um ano de boas surpresas para Richard e o time MindSun. Além de serem selecionados para o speed dating com possíveis investidores na 1° Chamada Impacta Nordeste de Negócios de Impacto, a empresa irá participar no Rocket 2020, reality show de inovação e empreendedorismo, que será lançado em outubro pela globoplay.

“Ser destaque da 1ª Chamada Impacta Nordeste foi uma grande alegria para todas as ‘minds’ da MindSun, pois sabemos da relevância da chamada e de como ela é importante para identificar os negócios de impacto social e ambiental que gerem impacto positivo na região Nordeste e no Brasil como um todo. Temos muito orgulho de sermos uma startup nordestina que faz a diferença na sociedade e que contribui para um amanhã mais sustentável.”

Que conhecer outras empresas e organizações que trabalham para transformar o Nordeste? Acesse a seção Quem Faz / Empreendedores.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!