Opinião

Educação 4.0: empreendedorismo em sala de aula

2 mins de leitura

No contexto de mudanças que vivemos, de condições de extrema incerteza e avanço rápido e disruptivo da tecnologia, surge a inquietação sobre o futuro da educação e por consequência, sobre o futuro da humanidade.

Impossível prever o que vem por aí, o futuro é incerto, mas podemos o construir, dia após dia, no presente. Estamos preparando hoje a sociedade do futuro de amanhã. Estamos formando quem ocupará os espaços políticos, sociais e profissionais do futuro e por isso, qual é o futuro que esperamos enquanto sociedade?

No meio do caos social, econômico, digital e tecnológico que vivemos, o mundo clama por soluções que possam incluir o todo, mas principalmente, os menos favorecidos, as pessoas da base da pirâmide que movimentam nossa economia e fazem o globo girar. Que soluções podem surgir da juventude que está em sala de aula hoje? O que as matérias e o que se estuda dentro da escola têm a contribuir e a se correlacionar com essas pautas?

A ciência, a tecnologia e a inovação nunca estiveram tão em pauta. Dar a jovens o desafio de tentar pensar e desenvolver algo sobre o que também os afeta é estimular o empreendedorismo em sala de aula.

O empreendedorismo vai além da criação de negócios. O empreendedorismo possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades de futuro para carreira do aluno. A criatividade, a inovação, a pesquisa, a comunicação, o trabalho em equipe, a rede de parceiros, a estratégia e a autonomia, são apenas algumas dessas habilidades. A educação 4.0 quer trazer esse empreendedorismo em forma de desafios para o aluno pensar soluções para a energia, água, reaproveitamento de resíduos, desenvolvimento de sistemas, robótica e etc;

O empreendedorismo em sala de aula surge do desafio de criar algo para um problema real, tendo como ponto de partida o conhecimento do aluno e a matéria estudada. É possível aplicar o empreendedorismo em todas as matérias, até na matemática. A tecnologia e o seu desenvolvimento é muito ligada a área das matérias exatas e suas tecnologias, por exemplo. É possível construir o futuro através de soluções simples, afinal a próxima revolução social ou a próxima invenção tecnológica pode está em qualquer esquina, inclusive, em uma sala de aula.

Nós do Social Brasilis preparamos um infográfico simples sobre os primeiros passos de como começar a trabalhar o empreendedorismo em sala de aula e que pode ser feito, inclusive, de forma remota.

Mãos à obra!

Emanuelly Oliveira é especialista em gestão de projetos sócio-educacionais. Possui 20 anos de experiência em movimentos sociais atuando em organizações nacionais e internacionais. Autora do TED Talk “Em Rede todos podemos ser empreendedores” realizado no TEDxBlumenau. É fundadora do Social Brasilis, negócio social que atua sobre a educação 4.0 e a tecnologia digital.